Evento recebe professora Daniele Teles, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFJF (Imagem: Pixabay)

O Diretório Acadêmico Silva Mello (DASM), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, nesta quarta, 10, às 19h, a live “Desafios do SUS no enfrentamento da pandemia”. A iniciativa acontece por meio do Instagram do Diretório

Segundo a presidente do DASM, Letícia Neves, a live é um meio de estimular o pensamento crítico no contexto da pandemia, ao levar discussões oportunas à comunidade acadêmica. “Optamos por realizá-la nas redes sociais, que são muito utilizadas pelos nossos estudantes, de maneira a torná-la mais democrática possível”.

A live é a primeira realizada pelo DASM, que pretende abordar outras temáticas relevantes à saúde pública em iniciativas futuras. “Nossa escolha da abertura do projeto com o debate em torno do SUS tem o objetivo de enfatizar a importância do nosso sistema de saúde público, universal e integral para a população e a necessidade de se lutar pela sua existência e fortalecimento”, ressalta Letícia.

A convidada para esta primeira live é a professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFJF, Danielle Teles. Segundo a pesquisadora, é preciso resgatar a luta pelo fortalecimento do SUS e entender que não há soluções privadas para combater o coronavírus. “É premente a necessidade de fortalecimento dos laços de coesão social e também garantir que a população tenha maiores esclarecimentos acerca do SUS como uma política de Estado e dos deveres que recaem sobre o governo, nas suas três esferas”, argumenta.

Danielle aponta a escassez de recursos humanos, financeiros e políticos como um dos maiores desafios enfrentados pelo sistema público de saúde no Brasil. “Precisamos enfrentar a política negacionista e ‘terraplanista’ para que a ciência assuma o papel na organização e nas ações a serem realizadas. Para tal, é necessário que defendamos as instituições públicas de ensino e pesquisa”.

Os participantes da live poderão enviar perguntas para a pesquisadora convidada, através do Instagram do Diretório.