Uma das obras importantes na trajetória da artista Letícia Bertagna, professora do IAD

A artista e professora do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Letícia Bertagna, foi indicada ao Prêmio PIPA 2020, iniciativa consolidada como uma das principais premiações no campo da produção artística nacional. A seleção dos finalistas acontecerá no dia 19 de junho. 

Atualmente finalizando o doutorado em Artes na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a professora vem desenvolvendo uma pesquisa a partir do seu trabalho artístico que transita entre linguagens como a fotografia, vídeo, objetos e ações e de questões presentes na arte contemporânea como a ambiguidade, a incerteza e o estranhamento em relação ao lugar da arte. 

A premiação traz consigo a possibilidade de criar condições de visibilidade e circulação aos artistas e suas produções. “Acaba sendo um espaço de legitimação e reconhecimento do trabalho, na medida em que conta com profissionais respeitados (curadores, artistas, críticos) do campo artístico e cultural em seus comitês de indicação e premiação. Por fim, acaba sendo um estímulo para a continuidade do trabalho”, afirma Letícia. 

Indicada pela primeira vez ao PIPA, a artista revela suas expectativas: “Desejo que o trabalho que venho realizando possa circular em outros lugares e que mais pessoas possam ter acesso a ele. Espero que seja um modo de comunicar em outros circuitos a pesquisa que venho desenvolvendo na universidade pública”. 

O Prêmio PIPA é uma iniciativa do Instituto PIPA e foi criado em 2010 com o objetivo de fortalecer e apoiar o circuito de arte contemporânea brasileira. A edição deste ano conta com 67 participantes de todas as regiões do Brasil. Entre os indicados, quatro serão selecionados pelo Conselho para concorrer ao prêmio principal e um será escolhido pelo público para a categoria PIPA Online, que ocorre pela internet através de uma votação aberta.

Outras informações: Página da artista na plataforma Pipa