Debate promovido pelo Núcleo de Estudos de Política de Drogas, Violência e Direitos Humanos recebe consultora da OAB (Foto: Pixabay)

Nesta quarta-feira, 10, o Núcleo de Estudos de Política de Drogas, Violência e Direitos Humanos (Nevidh), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza o décimo encontro do projeto “Nevidh em Pauta”. A discussão, feita através de uma live no Instagram, acontece às 15h e tem como tema “Violência contra as mulheres e pandemia”. O debate conta com a moderação da professora Sintia Soares Helpes (Nevidh) e com a participação da convidada Soraia Mendes, consultora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. 

O  “Nevidh em Pauta”, que ocorre desde março, é um projeto voltado à divulgação científica em temas de pesquisas desenvolvidas pelo próprio núcleo, como violência na escola, violência doméstica contra a mulher, homicídios, violência racial contra indígenas e afrodescendentes e a questão das drogas. A dinâmica é realizada por meio de uma conversa com um especialista sobre determinado tema e conta com um mediador ou mediadora que recebe perguntas dos espectadores. 

Para o coordenador do Nevidh, professor Paulo Fraga, o tema escolhido para a live de quarta é importantíssimo para ser discutido nesse momento. “Há pesquisas de instituições, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mostram o aumento do número de feminicídios em muitas cidades. Esse dado reflete não só a dificuldade que mulheres têm tido para fazer registro de crimes dos quais são vítimas, mas também as condições vulneráveis às quais foram submetidas pela pandemia. Esse é um problema gravíssimo, tanto de segurança como de saúde pública, pois não podemos esquecer que agressões e homicídios afetam diretamente a saúde e, logicamente, a vida das vítimas.”

Além de estarem salvas no Instagram, as lives já realizadas foram transformadas em formatos de áudio e dispostas como podcasts em oito plataformas diferentes, entre elas Spotify, Google Podcast e Apple Podcast. Confira a agenda das próximas lives:

16/05
Convidado: Luiz Soares Katu – Professor e Cacique da Tribo Katu dos Eleotérios (RN).
Mediadora: Síntia Helpes – Professora do IFMG.

26/05
Convidada: Ana Paula Silva – Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Mediadora: Professora Letícia Delgado (Nevidh-UFJF)

Outras informações
@devidh.ufjf