Marco Aurélio Kistemann Júnior, do grupo Pesquisa de Ponta, reflete sobre mudanças na forma de consumir e de se planejar financeiramente  (Foto: VisualHunt)

O professor e líder do grupo “Pesquisa de ponta”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marco Aurélio Kistemann Junior, participa, nesta quinta-feira, 11, a partir das 20h, de live do grupo Respira Educação – Educação e Cultura, em atividade promovida através de parceria entre o Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Paracambi (IFRJ-Paracambi) e a UFJF. O debate, que também conta com a participação do professor do IFRJ-Paracambi, Rafael Novôa Vaz, aborda o tema “Educação, consumo e pandemia: reflexões de e para professores”. 

O evento acontece no canal do Youtube do Respira Educação. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo Sympla para obter certificado de participação e também acompanhar a transmissão.

A live tem como público-alvo todos os educadores e tem como objetivo discutir de que forma em um momento de pandemia devemos refletir sobre a educação e o consumo em suas diversas vertentes, além de debater o que já está mudando, devido a este período, em termos educacionais, o consumo e os impactos destas alterações no presente e no futuro.

Segundo Kistemann “a importância da live reside na problematização de temas essenciais, como o consumo durante a necessidade de isolamento social e as mudanças na forma de consumir e se planejar financeiramente no período de pandemia”.

Pesquisa de Ponta
O grupo foi criado em 2011 e é vinculado ao Departamento de Matemática da UFJF. Entre seus objetivos estão a divulgação de ações de vários educadores matemáticos em pesquisas realizadas com temas relacionados a educação financeira escolar, avaliação, inclusão e justiça social. Seus estudos, nacionais e internacionais, têm servido como base para orientar pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de promover ações em projetos de extensão universitária.