Objetivo é formação de cadastro de reserva da Universidade Aberta do Brasil (Imagem: Colin Behrens/Pixabay)

O Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com processo seletivo aberto para cadastro de reserva de professores formadores bolsistas da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os selecionados pelo Edital nº 01/2020 vão atuar no curso de Licenciatura em Química, na modalidade a distância (EAD).

As bolsas para Professor Formador I têm valor de R$ 1.300 e exigem experiência de três anos no magistério superior. Já as bolsas para Professor Formador II têm valor de R$ 1.100 e exigem formação mínima em nível de mestrado, além de experiência de um ano no magistério superior.

Para concorrer às vagas, o candidato deve possuir habilidade e facilidade de acesso ao uso de computadores e recursos de conectividade à Internet (e-mail, chat, fórum, Ambiente Virtual de Aprendizagem, dentre outros). Também é exigida disponibilidade de tempo para desenvolver atividades de docência na modalidade a distância – principalmente aos fins de semana – e disponibilidade para participar de cursos de formação, treinamentos ministrados no Centro de Educação a Distância (CEAD) da UFJF e reuniões presenciais com a coordenação do curso. Ainda é exigida disponibilidade para ministrar aulas presenciais nos polos da UFJF aos sábados, assim como aplicação de provas presenciais.

Os candidatos que possuam vínculo como professor substituto da UFJF podem participar do processo seletivo, desde que esteja com vínculo ativo durante todo o período de execução das disciplinas em que for atuar.

Os grupos de disciplinas para os quais os candidatos podem se inscrever, assim como a formação acadêmica exigida para cada um deles estão previstos no item 3.1 do Edital.

Inscrições e processo seletivo
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até às 23h59 do dia 28 de junho, através do preenchimento de formulário eletrônico. A documentação necessária para a efetivação das inscrições – contida no item 2 do Edital e no próprio formulário – devem ser digitalizadas em formato PDF.

O processo seletivo se dará através de análise curricular, com valor de 100 pontos, sendo que a pontuação mínima exigida para a aprovação é de 30 pontos. O resultado final deve ser divulgado no dia 30 de junho, na página do curso de Licenciatura em Química EAD

Os candidatos aprovados e convocados a atuar terão até dia 12 de julho para enviarem a documentação exigida pela coordenação do curso.

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo devem ser sanadas somente através do e-mail secretaria.liquimica.ead@ufjf.edu.br

Confira a íntegra do Edital nº 01/2020.