Servidores do DSEI retiraram a segunda remessa do álcool em gel nesta quinta-feira, 4 (Foto: Dante Rodrigues)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF-GV) disponibilizou nesta quinta-feira, 4, cerca de 650 litros de álcool em gel e duas mil máscaras para serem entregues à comunidade indígena Maxakali. O material foi retirado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e será distribuído entre as tribos localizadas nos municípios de Teófilo Otoni, Ladainha e Santa Helena de Minas.

Esta é a segunda remessa de álcool em gel disponibilizada pela UFJF-GV. No dia 22 de maio, outros 650 litros foram enviados à comunidade Krenak. De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), a expectativa é que o material produzido pela universidade beneficie cerca de duas mil e setecentas pessoas.

A produção do álcool em gel foi realizada nos laboratórios do departamento de Farmácia da UFJF-GV e contou com a participação de cinco professores, três técnicos de laboratório e quatro estudantes.  Os recursos para a compra dos materiais necessários para a produção foram levantados pelo Instituto Shirley Djukunã Krenak. Após intermediação da professora Schirley Policário, do departamento de Ciências Contábeis, representantes  da UFJF-GV e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-GV) se reuniram com a responsável pelo instituto, Shirley Krenak, e viabilizaram a aquisição dos materiais não só para a produção do álcool em gel, mas também das máscaras.

Ângelo Denadai explica a Agnaldo Soares, servidor do DSEI, como é produzido o álcool em gel (Foto: Dante Rodrigues)

De acordo com o diretor do Instituto de Ciências da Vida e professor do departamento de Farmácia da UFJF-GV, Ângelo Denadai, esta foi a primeira vez que a instituição produziu álcool em grande escala. “Foi uma ótima experiência para todos nós, uma vez que é a primeira oportunidade que nós temos de produzir o material em uma escala tão grande. Serviu de aprendizado e ao mesmo tempo permitiu cumprir com este papel social da universidade em Governador Valadares e região, através do apoio às comunidades indígenas Maxakali e Krenak”.

Silvana Lahr é professora do departamento de Educação Física e voluntária do grupo Solidariedade em Ação (Foto: Dante Rodrigues)

Já as duas mil máscaras foram produzidas pelo Grupo Solidariedade em Ação, formado por voluntários da comunidade externa, servidores e estudantes da UFJF-GV que desde o início do mês de abril trabalham na produção de máscaras caseiras para comunidades indígenas e entidades de atendimento a idosos e a pacientes em tratamento médico. “Muitas pessoas aprenderam a costurar para nos ajudar neste trabalho, uma vez que era um volume muito grande de máscaras. A parceria que possibilitou a confecção destas máscaras será importante para a comunidade indígena, tendo em vista a baixa imunidade e a necessidade de proteção para que esta doença não se propague entre as tribos indígenas, em especial a tribo Maxakali, que está recebendo as máscaras”, destacou Silvana Lahr, professora do departamento de Educação Física da UFJF-GV e voluntária do grupo Solidariedade em Ação.

A distribuição de todo o material produzido pela UFJF-GV, através do departamento de Farmácia e do grupo Solidariedade em Ação, ficou sob responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) e SESAI.