Lives com convidados de outras instituições acontecem todas as segundas-feiras de junho (Imagem: Pixabay)

O Núcleo Fale – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino , ligado à Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, a partir desta segunda-feira, 8, o Seminário de Linguística Aplicada e Educação. O evento acontece por meio de lives, durante quatro semanas, pela plataforma Youtube.

A iniciativa, apresentada à Pró-reitoria de Extensão (Proex) no mês de março, visa organizar seminários de formação inicial e continuada de professores, com a reunião de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Linguística e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF, a fim ed promover debates sobre as relações de ensino de língua, letramento, educação e formação de docentes. Com a pandemia do novo coronavírus, a programação ganhou continuidade de forma virtual. 

No mês de abril, foi realizado um conjunto de lives pelo Instagram do Núcleo. As discussões tiveram como temas “Discursos sobre raça”, “Interseccionalidades e formação de professores de línguas”, “Letramento científico como estratégia de resistência e significações do trabalho docente: perspectivas em diálogo”. 

Coordenador do Núcleo Fale e do Seminário, Alexandre Cadilhe destaque a possibilidade de congregar no evento vozes de diferentes lugares (Foto: UFJF)

Para a programação de junho, o Núcleo Fale criou um canal no Youtube, com a finalidade de expandir e ampliar as Webinars, de forma organizada e com a possibilidade de uma maior interação entre os participantes e o público, além de uma melhor exposição dos temas em debate. 

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Linguística, e coordenador do Núcleo Fale e do evento, Alexandre Cadilhe destaca que o ponto forte dos seminários é a possibilidade de congregar vozes de diferentes lugares. “Vamos ter neste mês representantes de quase todas as regiões do país debatendo conosco temas que são muito importantes, como essas relações de linguagem, ensino e educação em tempos de pandemia”, ressalta. Cadilhe, doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), observa ainda que, apesar de não estar presente nos títulos das falas, os pesquisadores estão situando os desafios desses campos no momento atual vivido pela população mundial.

Confira a programação das lives, com início sempre às 17h:

8/6 – Abordagem funcional e ensino produtivo da gramática
Debatedora: Laura Botelho, professora adjunta do curso de Letras da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e professora colaboradora do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Programa de Pós-graduação Profissional da UFJF.

Convidado:Leosmar Silva, professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do grupo de Estudos Funcionalistas.

15/6 – Oralidade no EJA
Debatedora: Tânia Magalhães, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF, líder do grupo de pesquisa “Linguagem, Ensino e Práticas Sociais” e integrante do grupo “Interação, Sociedade e Educação”, ambos vinculados ao Núcleo Fale, da Faculdade de Educação da UFJF.

Convidado: Débora Costa-Maciel professora do Programa Graduação em Pedagogia e de Pós-graduação em Educação e Profletras da Universidade de Pernambuco (UPE), membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e coordenadora do grupo de pesquisa em Educação, Letramento, Oralidade e Alfabetização (Eloa).

22/6 – Formação e desenvolvimento profissional docente
Debatedora: Andreia Garcia Reis , professora adjunta do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF, nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia e no programa de Pós-graduação em Educação; e líder do grupo de pesquisa “Interação, Sociedade e Educação”, ligado ao Núcleo Fale.

Professor da Unisinos, Anderson Carnin, é o convidado do dia 22 para debater formação e desenvolvimento profissional docente (Foto: Arquivo pessoal)

Convidado: Anderson Carnin, professor do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e membro do GT Gêneros de Texto/Discurso da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll).

29/6 – Desinventando as colonialidades linguísticas por meio das práticas translíngues e transculturais na prática docente

Debatedor: Alexandre Cadilhe, professor adjunto da UFJF, no Departamento de Educação (área de Linguagem e Ensino) e no Programa de Pós-graduação em Linguística (Linha de pesquisa Linguagem e Humanidades), membro do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), associado da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab), e coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Letras/Língua Portuguesa UFJF/Capes. 

Professor da UFMG, Henrique Leroy, é o convidado do último dia de debates (Foto: Arquivo pessoal)

Convidado: Henrique Leroy, professor adjunto A da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Linguística Aplicada – Língua Portuguesa Adicional e Língua Portuguesa Materna; professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFMG), na área de concentração “Linguagens e Letramentos”, coordenador das disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) e do curso de PLA para candidatos do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); coordenador do Programa de Iniciação à Formação Docente (PIFD) – nível mestrado e doutorado – Língua Portuguesa Adicional; e da área de Língua Inglesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibid) da UFMG; integrante dos grupos de pesquisa “Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação” (NECLLE), da UFMG, “Decolonizar a América Latina e seus espaços” (Dale), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); e do “Grupo de Estudos Interdisciplinares: Políticas, Linguísticas, Diversidade e Fronteiras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); parecerista e membro do corpo editorial de diversos periódicos na área da Linguística Aplicada; e vice-presidente da Associação Mineira dos Professores de Português como Língua Estrangeira (AMPPLIE). 

O Núcleo
O Núcleo Fale – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino  nasceu como um grupo de pesquisa em 2005. Nos últimos anos, o grupo deu lugar ao núcleo, ainda vinculado à Faculdade de Educação, mas agregando outras áreas. Atualmente reúne pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Linguística, do Programa de Pós-graduação em Educação, do Mestrado Profissional em Letras e do Colégio de Aplicação João XXIII. 

Confira as lives do mês de abril no IGTV do Instagram 

Outras informações
Núcleo Fale

Instagram do Núcleo Fale

Youtube do Núcleo Fale