O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCir-UFJF), em parceria com o Centro Acadêmico de Ciência da Religião (Cacir),  está com inscrições abertas para o projeto “Religando: cursos de extensão em tempos de pandemia”. Os cursos são gratuitos, com vagas limitadas, oferecidos de forma virtual e destinados a toda comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo formulário.

O objetivo dos minicursos é transformar o período de distanciamento social em oportunidade de aprendizagem e aprofundamento em temáticas relativas ao estudo da Religião. Para a primeira rodada de cursos foram escolhidos temas de bastante discussão na atual conjuntura. Para o professor e idealizador do projeto, Frederico Pieper, a Covid-19 não é somente um assunto do campo da saúde. “Essa pandemia afeta a política, os comportamentos, as relações entre as pessoas, os modos de vida, a cultura em geral e, claro, a religião. Entender criticamente o lugar da religião nesse processo pode nos ajudar a encontrar alternativas para superar essa situação”.

O “Religando” já vem desenvolvendo iniciativas com o intuito de aproximação virtual durante o período de isolamento social, como a gravação de lives e vídeos. Pieper, no entanto, pontua que “a interação virtual acaba sendo reduzida ou centralizada em quem está fazendo a live e o curso surge como alternativa na criação de outras formas de interação. Além disso, esse modelo permite também estruturar melhor os temas abordados”.

Cursos

Serão abordadas quatro temáticas, em dias e horários diferentes. O primeiro minicurso apresenta o tema “Espiritualidade em tempos de pandemia”, ministrado pelo professor Cláudio Ribeiro, e acontece nos dias 8, 15 e 22 de junho, das 19h às 20h40.

O segundo, “Variações sobre Rubem Alves”, será ministrado nos dia 9, 16 e  23, das 19h às 20h40, pelos professores Edson Almeida e Gustavo Martins.

“Pentecostalismo, política e conservadorismo”, será o tema do  terceiro curso, conduzido pela professora  Elisa Rodrigues e por Ana Luíza Gouvêa, nos dias 10, 17 e 24 de junho, das 16h às 17h40.

O minicurso “Religião e necropolítica”, será ministrado por Frederico Pieper e Danilo Mendes, nos dias 11, 18 e 25 de junho, das 15h às 16h40.

Os interessados podem se inscrever em mais de um curso. Os cursos conferem certificado, desde que a frequência seja superior a 75% de participação.

Outras informações: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião ou pelo e-mail cursos.livres.religiao@gmail.com