Da esquerda para a direita: professor Cristiano Legnani, mestrando Paulo Vitor Dutra Reis, professor José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça e professor André Gondim Simão (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada no Programa de Pós-graduação em Física, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolveu um dispositivo que utiliza a irradiação solar para geração de energia. O sistema heliotérmico em pequena escala foi criado pelo acadêmico Paulo Vitor Dutra Reis e pode ser utilizado em regiões de difícil acesso da energia elétrica convencional e até mesmo em locais onde não há esse problema.

O pesquisador explica que esses dispositivos aproveitam os raios solares que chegam na superfície terrestre. Esses raios são refletidos por diversos espelhos e concentrados em um receiver – receptor. “Em linhas gerais, uma usina heliotérmica é uma usina termoelétrica, porém sua fonte de geração de energia são os raios solares e não combustíveis fósseis.” 

Dessa forma, segundo ele, as heliotérmicas geram impactos ambientais menores do que outras formas de geração de energia. Paulo Vitor conta, ainda, que foi proposta uma forma de automatização dos heliostatos – dispositivo que concentra os raios solares – sem a utilização de GPS. “Em grandes empresas, como as espanholas, por exemplo, o GPS é utilizado para controle dessa movimentação, o que encarece o desenvolvimento do dispositivo.”

Conforme o acadêmico, na fase de testagem do sistema, a heliotérmica era levada ao estacionamento do Departamento de Física da UFJF e exposta à radiação solar durante algumas horas. “Nesses experimentos era observada a automatização dos espelhos, se conseguiam manter os raios solares no receiver, e também era registrada a temperatura de aquecimento fluído no decorrer do tempo.” Paulo Vitor revela que as temperaturas atingidas com os receivers não foram significativas para se pensar na geração de energia elétrica, nesse primeiro momento. Entretanto, ele indica que “os resultados mostraram que o dispositivo poderia ser autossuficiente, com a energia gerada pelo aquecimento do fluido.” 

Na conclusão da pesquisa, Paulo Vitor destaca que “o resultado final desse primeiro protótipo foi que conseguimos desenvolver um dispositivo que é capaz de testar outros receivers.” Assim, ele avalia que é possível propor diferentes tecnologias para que haja melhor aproveitamento dos raios solares e testá-las no sistema heliotérmico. “Após desenvolvido um receiver que consiga absorver ao máximo a radiação solar, podemos começar a pensar em expandir o projeto até que chegue em uma etapa de geração de energia elétrica”, finaliza.

O professor orientador, José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça, destaca a relevância do estudo na atual conjuntura do país e do mundo, por  tratar do uso da energia solar para a produção de energia elétrica, ou seja, de uma energia com pouco impacto negativo para o meio ambiente.  “A dissertação teve como tema principal iniciar o estudo, análise e a construção, em escala reduzida, de uma heliotérmica. Basicamente focamos no desenvolvimento dos chamados heliostatos e o receiver que são peças chaves para a produção de energia elétrica a partir da energia solar.”

Contatos:
Paulo Vitor Dutra Reis – (mestrando)
ppaulo.reis@live.com

José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça – (orientador)
jpaulorfm@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. José Paulo Rodrigues Furtado de Mendonça – (Orientador – UFJF)
 Prof. Dr. Cristiano Legnani – (UFJF)
 Prof. Dr. André Gondim Simão – (IF SUDESTE MG)

Outras informações: (32) 2102-3307 – Programa de Pós-Graduação em Física