Professores da Faculdade de Comunicação, Paulo Roberto Figueira e Teresa Neves, são convidados de evento promovido pela Apes (Foto: Visualhunt)

A Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) promove, nesta quarta, 3, a partir das 17h, no Facebook e no YouTube, a live “Comunicação: papel social e fake news na pandemia”. O debate conta com os professores Teresa Neves e Paulo Roberto Figueira, da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

A conversa será dividida em duas partes. Na primeira, a mediadora da Apes, Isabella Mendes, fará perguntas aos convidados. No final da live, o público poderá participar propondo questões via comentários. 

Isabella explica que a ideia do evento surgiu da intenção de intensificar ações no setor de comunicação e jornalismo, com o objetivo de contribuir com a circulação de informações de qualidade neste momento crítico da pandemia. “O intuito é trazer a discussão sobre os ataques à ciência e ao jornalismo no atual contexto, e ressaltar o valor da liberdade de imprensa numa democracia, a necessidade de se buscar informações em veículos e profissionais com seriedade e compromisso social, e a importância da ciência na investigação, apuração e produção de conhecimento responsável e embasado.”

De acordo com Figueira, o foco da discussão são os desafios da era da chamada pós-verdade, com ênfase nos desafios postos à ciência e ao jornalismo. “Momentos como esse, em que informação de qualidade pode salvar vidas, são especialmente reveladores da importância do debate.”

Para Teresa, o papel social da comunicação, a questão das fake news e a pandemia traz à tona todas as nossas inseguranças que estão à espera de novas linguagens e novos modos de dizer o nosso mundo. “Nós agora vivemos em um mundo interconectado, conhecemos as galáxias, o mundo microscópico como, por exemplo, os vírus. Esse mundo se torna muito ameaçador e, com isso, o problema das fake news se insere nessa dinâmica do mundo complexo, interconectado e distribuído em redes, do qual fazemos parte.” 

Outras informações
Página do Facebook

Página do Instagram 

YouTube