O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu-se nesta terça-feira, dia 2. O reitor da UFJF, Marcus David, abriu a continuidade da reunião anterior – realizada no último dia 29 de maio -, alertando que encaminhará para todos os conselheiros uma minuta de resolução sobre regulamentação do trabalho remoto, para futura discussão. Em seguida, abriu para a discussão da proposta feita pela Administração Superior de formação de comissão.

A primeira a falar foi a diretora da Faculdade de Comunicação (Facom), professora Marise Mendes, pedindo esclarecimentos sobre os prazos para as comissões. Em seguida, o diretor da Faculdade de Enfermagem, professor Marcelo da Silva Alves, apresentou uma dúvida sobre a constituição das comissões, indagando se as unidades as discutirão.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professor Eduardo Barreri, disse que a Comissão de Tecnologia da Informação deve ser transversal e pediu informação de como essa comissão dialogará com as outras.

O reitor respondeu que os prazos são imediatos, para serem adotadas agora. As de médio porte com projeções para o segundo semestre, e as de longo prazo para 2021.Que é fundamental que as unidades sejam mobilizadas. Finalmente, que a Comissão de Tecnologia da Informação tem forte relação com as demais. Explicou que os prazos foram baseados em conversas com as pró-reitorias acadêmicas.

Em seguida, falou o diretor do campus de Governador Valadares (GV), Peterson Marco de Oliveira Andrade. Disse que GV concorda com a proposta da Administração Superior e que está se mobilizando. Que a grande preocupação está relacionada com a saúde mental dos docentes, dos TAES e dos estudantes.

O representante do Sintufejuf, Flávio Cardoso Sereno, fez a proposta de construção de uma comissão presidida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), no sentido de avaliar as condições de trabalhos dos servidores da UFJF.

O diretor do Campus GV, professor Ângelo Márcio Leite Denadai, fez algumas considerações. E questionou se as comissões de Valadares estarão subordinadas às do Consu, e qual formato para a documentação para não haver diversificação de encaminhamentos. Sugeriu, ainda, uma resolução mais ágil para as questões de contratos.

A seguir, a diretora geral do Colégio de Aplicação João XXIII, Eliete do Carmo Garcia Verbena Faria, pediu a ampliação da representação do colégio na comissão, da presença do Grêmio Estudantil numa das comissões e que fosse tratado da questão da educação especial.

A presidente da Apes, Marina Barbosa Pinto, levantou algumas questões baseadas  na reunião feita pelos representantes das unidades na entidade. Destacou a dificuldade do momento e a necessidade de cautela. E ressaltou algumas questões, importantes,como a ampla divulgação do resultado do questionário que está sendo aplicado. E outra que é uma chamada pública, e que isso causou uma certa confusão. A terceira questão destacada por ela é a preocupação sobre a dinâmica do trabalho. Que a Apes subscreve as ponderações do Sintufejuf quanto a questão do trabalho remoto; e que participará das comissões, com autonomia e posição para construção de um caminho.

A seguir foi feito o pronunciamento do diretor do Instituto de Artes e Design (IAD), professor Fabrício da Silva Teixeira Carvalho. Ele relatou a dúvida se está se trabalhando com o calendário acadêmico suspenso ou com previsão de retomada. A pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões Cardoso de Melo, disse que no momento não há previsão de retomada do calendário. Que o desenvolvimento das comissões ajudará a definir as ações.

Foram então colocadas algumas proposições de incorporações à proposta da Administração Superior.

A da Direção do Colégio de Aplicação João XXIII é de aumento do número de representantes do Consu na comissão. A proposta da criação de uma sexta comissão, feita pelo Sintufejuf, que trataria de uma só para estudo das condições de trabalho dos servidores. Colocada em votação, foi aprovada por maioria, com apenas uma abstenção.

O reitor Marcus David apresentou a proposta de um anexo ao artigo 10 da resolução, permitindo que os conselhos setoriais, de unidade, e demais poderão se reunir para tratar dos assuntos de suas competências. Foi acrescido que todos os atos deliberados pelos colegiados a partir de 18 de março são considerados válidos. Sendo aprovado por unanimidade.

Nos assuntos gerais, no final da reunião, a presidente da Apes, professora Marina Barbosa Pinto, leu um manifesto de grupos de pesquisa que lidam com questão de gênero, criticando a ausência de uma pergunta específica sobre questão de gênero.

As comissões serão compostas até a próxima sexta-feira, dia 5.