A Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nesta segunda-feira, 1º de junho, o Chamamento Público nº 01/2020. O documento visa a obtenção de propostas de pessoas jurídicas interessadas na disponibilização gratuita de solução informatizada de plataforma web educacional, com oferecimento de e-mail institucional, infraestrutura de comunicação unificada e logística de sala de aula virtual.

Os interessados têm até o dia 16 de junho para apresentarem suas propostas, que devem conter o detalhamento da solução informatizada e atender aos requisitos mínimos elencados no Anexo I do Chamamento. As propostas devem ser enviadas pela internet, através do e-mail planejamento@ufjf.edu.br, com o assunto “Aviso n.º 01/2020 – Chamamento Público para Pesquisa de Mercado acerca de Soluções Informatizadas Web Educacional”. 

A pessoa jurídica interessada em prestar gratuitamente os serviços deve instruir a proposta a ser apresentada com a caracterização completa da empresa (endereço completo, acompanhado de telefones existentes), além da data e do local de expedição.

Requisitos mínimos
A solução apresentada deve conter ferramentas que atendam a aproximadamente quatro mil professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs), além de cerca de 25 mil estudantes. 

A proposta precisa ter como base a computação em nuvem na modalidade de software como serviço (SaaS), com contas individuais, permitindo conversas individuais e em grupo em forma de chat ou videoconferência, além de calendário individual e de grupos, incluindo possível integração com atividades de sala de aula, permitindo simular o ambiente letivo, de forma sincronizada entre alunos e professores. 

O produto deve dispor, ainda, de local de armazenamento de conteúdo – tanto privado quanto coletivo – e um conjunto de ferramentas integradas que permita a edição de textos, planilhas, apresentações, edição de áudio e vídeo, incluindo a edição compartilhada de documentos para as atividades em grupo. Também são exigidos os serviços de caixas individuais ilimitadas de e-mail.

Confira a íntegra do Chamamento Público.

Diagnóstico

A contratação da  plataforma web educacional já era uma demanda presente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF e estava em elaboração desde o segundo semestre de 2019. A principal intenção é o oferecimento de e-mail institucional a estudantes, TAEs e docentes, conjugada a outras funcionalidades, como videoconferências, armazenamento de dados, elaboração de planilhas, documentos e apresentações, entre outras possibilidades.

Para que a Universidade realize a aquisição desses serviços ou estabeleça parceria institucional gratuita, é necessária a realização obrigatória, legal, de um chamamento público.

Cabe ressaltar que não houve qualquer decisão sobre implantação de aulas a distância na Universidade. Para que seja definida a forma mais segura e inclusiva de retomada das atividades educativas, haverá debate, nos conselhos setoriais e no Conselho Superior, sobre os parâmetros e os procedimentos possíveis de serem adotados.

A Administração Central reforça que com o Diagnóstico de Condições de Acesso Digital não pretende decidir implantar aulas remotas, impor modelos de educação para nenhuma área ou modelo específico de gestão. Nenhuma decisão é tomada a priori, sem ouvir os conselhos, que têm a participação de docentes, TAEs e estudantes.

A plataforma, já prevista no PDI, somente será empregada, caso obtida, para complementar as atividades se o uso for indicado nesses debates. A UFJF defende que a experiência pedagógica do saber compartilhado na sala de aula e nos laboratórios continue sendo o eixo fundamental do ensino-aprendizagem.

Outras informações
Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças