Número equivale a cerca de 20% do público esperado (Foto: Pixabay)

O Diagnóstico das Condições de Acesso Digital realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já recebeu mais de 5 mil respostas. O número parcial foi levantado nesta sexta-feira, 29, às 13h40, quando o formulário havia sido preenchido no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) por 5.032 estudantes, professores e técnico-administrativos em educação. A quantidade equivale a cerca de 20% do público total esperado de aproximadamente 25 mil pessoas. 

Do total de respostas, 4.459 são de estudantes, sendo 3.862 do campus de Juiz de Fora e 597 do campus de Governador Valadares. Os dez cursos de graduação com adesão de mais estudantes ao questionário são Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Direito Diurno, Odontologia, Direito em Governador Valadares, Farmácia, Ciências Exatas, Direito Noturno e Engenharia Civil. Os cinco cursos de pós-graduação com maior participação discente são doutorado em Letras: Estudos Literários, doutorado em Química, doutorado em Economia, mestrado em Engenharia Civil e mestrado em Saúde Coletiva.

Até o momento da aferição, 370 docentes haviam respondido ao diagnóstico, sendo 319 de Juiz de Fora e 51 de Governador Valadares. A participação dos técnico-administrativos em educação chegou a 203 questionários respondidos, sendo 172 em Juiz de Fora e 31 em Governador Valadares.

O levantamento pode ser acessado e respondido até o dia 11 de junho no Siga Azul, sendo possível seu preenchimento por meio de computador, celular ou tablet, com acesso à internet. Outros meios de coleta dos dados são por telefone e correio. O preenchimento do documento leva em torno de cinco minutos. Dependendo da conexão e do volume de tráfego (usuários acessando ao mesmo tempo), pode haver lentidão no acesso. O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) tem trabalhado para tornar a navegação mais rápida. No caso de falha de conexão durante a operação, é possível retornar clicando em “alterar inscrição”. Dessa forma, o formulário pode ser retomado do ponto em que parou.

A participação de todos os segmentos da Universidade é indispensável para que a instituição possa conhecer e, posteriormente, debater sobre as possibilidades de implementação ou não de atividades à distância. Participar do Diagnóstico não significa que usuário necessariamente concorda com a adoção de aulas on-line ou qualquer outra medida de funcionamento remoto. Os resultados serão amplamente discutidos com a comunidade acadêmica, pelos conselhos setoriais e pelo Conselho Superior (Consu).

A Central de Atendimento está responsável por tirar dúvidas da comunidade acadêmica pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo telefone e Whatsapp (32) 2102-3911, auxiliando no preenchimento do formulário.