Os estudantes do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não devem responder ao formulário do Diagnóstico das Condições de Acesso Digital. O levantamento foi iniciado nesta quinta-feira, 28, mas nem estudantes do colégio nem pais, familiares ou responsáveis por eles precisam preencher o questionário.

Segundo a diretora do Colégio de Aplicação João XXIII, Eliete Verbena, um formulário para alunos e alunas da escola está sendo desenvolvido no objetivo de levantar a realidade digital dos estudantes da unidade. O levantamento vai considerar questões específicas da Educação Básica, do colégio e de seu público. “Fizemos uma comunicação aos pais, explicitando a elaboração de um levantamento específico para o João XXIII. Uma comissão tem se reunido com esse propósito. As famílias serão comunicadas sobre o questionário, como acessá-lo e preenchê-lo”, explica Eliete.

Professores e TAEs do colégio devem participar

Professores, professoras e técnico-administrativos em Educação do Colégio de Aplicação João XXIII devem preencher o Diagnóstico das Condições de Acesso Digital realizado pela UFJF. O documento ficará disponível até o dia 11 de junho, sendo possível seu preenchimento por meio de computador, celular ou tablet, com acesso à internet. Outros meios de coleta dos dados são por telefone e correio.

Diagnóstico das Condições de Acesso Digital visa a levantar dados sobre o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação pela comunidade acadêmica da UFJF. A participação de todos os segmentos da Universidade é indispensável para que a instituição possa conhecer e, posteriormente, debater sobre as possibilidades de implementação ou não de atividades à distância. Participar do Diagnóstico não significa que usuário necessariamente concorda com a adoção de aulas on-line ou qualquer outra medida de funcionamento remoto. Os resultados serão amplamente discutidos com a comunidade acadêmica, pelos conselhos setoriais e pelo Conselho Superior (Consu).