Para homenagear os 170 anos de Juiz de Fora, o Programa de Audiovisual, promovido pelo Centro Acadêmico, “doCacau”, da  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), produziu um podcast com a temática “Juiz de Fora: Dinâmicas sociais e arquitetônicas”. A proposta é traçar a trama histórica do município e o viés cultural e econômico refletido na construção do espaço. A produção pode ser conferida a partir deste domingo, 31, aniversário da cidade, nos canais do projeto no YouTube, no Spotify e no Soundcloud

Vista de Juiz de Fora__Foto_Estela_Loth_UFJF

Produção pode ser conferida a partir de domingo, 31, aniversário da cidade, nas redes sociais do projeto (Foto: Estela Loth/UFJF)

Datada desde o século XIX e desenvolvida a moldes europeus, Juiz de Fora possui arquitetura eclética, e desperta a possibilidade de, em cada projeto arquitetônico, serem vistos detalhes da própria história, contando não apenas sobre o lugar onde está localizado, mas também sobre quem o ocupa e sobre o tempo em que foi desenvolvido.

A ideia de homenagear Juiz de Fora surgiu a partir do time de criação dos roteiros que, neste episódio, busca evidenciar, não apenas o aniversário da cidade, mas contribuir para ampliar o conhecimento da população sobre o município. Nossa proposta é criar algo descontraído e expandir a acessibilidade cultural para quem está fora da Universidade”, explica o integrante da equipe de Logística do doCacau, Mateus Graciano.

De acordo com Graciano, apesar da inserção dos moldes europeus durante o processo de seu desenvolvimento, ao longo dos anos Juiz de Fora se modificou e ganhou um ar cosmopolita, disposto a receber novas culturas e possibilidades. “O tema do ‘docaCast’ nos permite entender como a paisagem do município sofreu certas mudanças, o que faz com que fuja dos padrões arquitetônicos de outras cidades mineiras. Essa alteração no espaço nos permite compreender melhor o processo histórico.”

Para tratar sobre essa riqueza cultural local, o podcast conta com a participação da integrante da Comissão para Bens culturais da Arquidiocese de Juiz de Fora e do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, Rita Couto; do especialista em gestão do Patrimônio Histórico e Cultural e assessor da Prefeitura de Juiz de Fora, com atuação na divisão de Patrimônio Cultural (Dipac), Fabrício Fernandes; e do professor, arquiteto e urbanista, escritor do livro “Passagens em rede: A dinâmica das galerias comerciais e dos calçadões nos centros de Juiz de Fora e de Buenos Aires”, Frederico Braida.

O podcast
O “docaCAST” visa democratizar o ensino da arquitetura para a comunidade, em conjunto com  o saber cultural e social, e conta com um time de idealizadores e convidados qualificados para tratarem da Arquitetura, do Urbanismo e de suas fronteiras. 

Outras informações
Instagram: @cacau_ufjf

Facebook: CACAU – UFJF

Twitter: doCACAU

Youtube: FAU UFJF

Spotify: docaCAST

Soundcloud: docaCAST

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF