Ferramenta Big Blue Button, da Plataforma Moodle, amplia possibilidades no processo de ensino-aprendizagem (Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay)

As novas ferramentas de tecnologias na educação são uma importante forma de dinamizar e proporcionar mais possibilidades de interação no processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) implementou a webconferência Big Blue Button (BBB) na Platafoma Moodle.

De acordo com o professor das disciplinas “Ensino de Computação II” e “Prática do Ensino de Computação II”, da Licenciatura em Computação, Vítor Figueiredo, o BBB, além da possibilidade de diversificar os recursos de ensino, possibilita uma maior interação entre alunos e professores. “O recurso tem conferido possibilidade de diálogos em tempo real por videoconferência. Apesar do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, possuir muitas funcionalidades para facilitar o processo de ensino, havia a necessidade de ouvir os discentes e, principalmente, promover debates entre os acadêmicos”, ressalta.

“Com Big Blue Button, professores e alunos passaram a ter a chance de se ver, de debater, de interagir com mais entusiasmo, mas, principalmente, de se conhecerem. Eles deixam de ser figuras quase abstratas para ser compreendidos como sujeitos que interagem.”

Pertença
A tutora do curso, Renata Marangon, comenta que a implementação da webconferência foi uma forma de desenvolver maior aproximação com os alunos, estabelecer novos vínculos e, principalmente, despertar ainda mais o sentimento de pertença entre eles. “A reação dos alunos foi a melhor possível, foi perceptível a empolgação e o engajamento na participação da atividade proposta; muitos elogiaram a iniciativa e manifestaram satisfação em conhecer os professores e a possibilidade de desfrutar do debate ao vivo mediado pelas tecnologias”, frisa.

Já para o aluno do sétimo período de Computação, do Polo de Cataguases, Neuberth Nacif, a ferramenta é muito boa, pois cria uma sala de aula na web, onde os alunos podem ter a experiência de interação, conhecendo um ao outro. “A iniciativa foi maravilhosa, trocamos muitas experiências e debatemos o assunto aplicado nas discussões da aula. Foi um rico aprendizado. Acredito que a tecnologia vá se renovar cada vez mais na área de educação. Gostamos tanto que já estamos na expectativa de um próximo encontro com esse recurso.”