Em função da Semana Mundial do Brincar, grupos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organizaram uma agenda de eventos remotos para estes dias. Nesta quinta-feira, 28, o projeto Domingo no Campus promove uma live de Contação de Histórias, com Nílcéia Jenevain e o boneco Zuza, às 16h, no Instagram do projeto: @domingonocampus. Esta será a primeira de uma programação que acontece até sábado, 30. 

Também nesta quinta, às 13h, o Grupo de Pesquisa Ambientes e Infância (Grupai) oferece a live “Histórias de Brincar – Como apoiar o livre brincar dos bebês e das crianças pequenas?”, com a presença da professora Valéria Serrão. 

Eventos, desta vez on-line, buscam realizar debates, brincadeiras e mobilizações (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A Semana do Brincar é uma mobilização em nível nacional e internacional para pensar, celebrar e promover a importância do brincar livre no desenvolvimento integral do ser humano. No Brasil, é promovida desde 2009 pela Aliança Pela Infância e, em sua 11ª edição, traz como tema “Brincar entre o céu e a Terra”. Sua realização se dá por meio de brincadeiras, palestras, debates e mobilizações. Devido à pandemia do novo coronavírus, as programações deste ano acontecem on-line. 

Ana Paula Dutra, responsável pela organização do Domingo no Campus, afirma que o projeto, antes das medidas de distanciamento social, já estimulava, através de oficinas, o resgate das brincadeiras de rua, como pular corda, amarelinha e jogos de botão, indo ao encontro das questões que a Semana do Brincar coloca. 

As lives programadas para acontecer a partir de quinta são parte da iniciativa tomada desde a terceira semana de março, com o ínicio das medidas restritivas. “Acionamos nossos parceiros e projetos de extensão da UFJF, que já participavam presencialmente, para movimentar nossas redes sociais, promovendo informação e divulgando projetos que trazem orientações a respeito do período de pandemia. Isso tudo para que as famílias que nos acompanham tenham um pouquinho do que o Domingo no Campus oferecia presencialmente, mas agora de suas casas”.

https://www.facebook.com/domingonocampusufjf/posts/858170798024564

Grupai
O Grupai, desde sua criação em 2014, vem desenvolvendo ações junto a Aliança Pela Infância. Segundo a coordenadora do grupo, Ana Rosa Moreira, durante a Semana do Brincar, é necessário sensibilizar a sociedade como um todo a refletir sobre a importância do brincar na vida das crianças, desde seu nascimento, e como isso faz parte da constituição do ser humano. 

Seguindo as recomendações do distanciamento social, este ano o evento usa as novas tecnologias como um meio para reforçar ações brincantes. “Não é colocar brincadeiras na internet paras as crianças brincarem. É usá-la para fazer lives com especialistas, e pessoas envolvidas na temática do brincar, para que pais e professores que nos acompanham, possam ter uma base teórica, e dar um suporte técnico ao ato de brincar”, explica a coordenadora.   

“A gente sempre associa o brincar ao lado de fora, mas neste momento temos que pensar no brincar dentro de casa. Então a ideia é que a Semana do Brincar favoreça reflexões e traga ideias para as famílias pensarem outras possibilidades de brincar em casa. Brincar com os objetos do cotidiano, como panos, caixas, potes, coisas que temos em casa, e proporcionar esse brincar espontâneo, natural das crianças”, afirma Ana Rosa.

https://www.instagram.com/p/CAl9vWspsTp/