Em meio às incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus, parte da população tem sido influenciada por fake news sobre o uso de plantas medicinais para prevenir, tratar ou curar a covid-19.

Preocupadas com a disseminação destas notícias falsas que levam pessoas a adotarem medidas equivocadas, a professora Ydia Mariele Valadares e as estudantes Andressa Barros Paschoalim, Emily Meireles Gonçalves e Jéssica Alves Nascimento, do curso de Farmácia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), elaboraram um texto que alerta sobre os riscos do uso indiscriminado das plantas medicinais.

De acordo com o texto, “circulam pela internet algumas informações, indicando o uso de chás como os de erva doce, boldo, mistura de jambu, limão, alho e paracetamol, quina-quina, equinácea, guarra do diabo, unha de gato, gengibre, produtos naturais como o flavonóide quercetina, etc”. Porém, além de ineficazes contra a covid-19, algumas espécies podem ser prejudiciais à saúde, desencadeando “reações adversas causadas pelos seus constituintes, por interações com outros medicamentos ou alimentos, ou por características do próprio paciente”.

O texto alerta ainda para a necessidade de buscar informações de fontes confiáveis e ressalta que a melhor forma de prevenção contra a Covid-19 ainda é o distanciamento social, higienização das mãos e o uso de máscaras.

Confira o texto na íntegra.

Além das fake news sobre o uso de plantas medicinais para prevenir, tratar ou curar a covid-19, desde o início da pandemia são disseminadas ainda outras informações falsas que comprometem o enfrentamento da pandemia, conforme você pode ver aqui.