O grupo de modelagem epidemiológica da Covid-19, formado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulga o terceiro boletim semanal de modelagem epidemiológica. Os dados do documento apontam a continuidade da queda de isolamento e a permanência do crescimento da curva de casos do novo coronavírus na cidade. 

De acordo com o boletim, o modelo de previsão utilizado continua captando bem o comportamento da curva de casos confirmados acumulados. A incidência diária de suspeitos se comporta em termos constantes a partir do dia 5 de maio, enquanto a ocorrência diária de casos confirmados segue apresentando um crescimento. O primeiro documento, divulgado no dia 12 deste mês, apresentava taxa de crescimento de 8% ao dia. No segundo, de 19 de maio, este número havia caído para 4,2% – já no boletim mais recente, o número diminui para 3,8%, uma diferença não detectável estatisticamente.

A taxas médias de crescimento das curvas acumuladas seguem em 2,6% (2,5%; 2,8%) diários para suspeitos. Para confirmados, apresentaram pequena variação em comparação à semana passada, mas sem uma diferença estatisticamente detectável, sendo de 3,8% (3,2%; 4,4%). Dados demonstram situação na cidade até o dia 23 de maio.

Os dados coletados pelo boletim são referentes à semana passada, com informações sobre atualizadas até a última segunda-feira, dia 25. “Houve uma queda no número médio de casos de uma semana para a outra, mas, ainda assim, a curva continua em ascensão na mesma taxa, seguindo a mesma tendência de crescimento. Ainda não é possível fazer uma relação causal e o ideal é esperarmos a próxima semana para observar se este cenário se confirma. Ontem, por exemplo, já tivemos um aumento de número de casos confirmados na cidade”, destaca Fernando Colugnati, um dos autores do documento. Na terça-feira, 26, a Prefeitura de Juiz de Fora confirmou mais 19 casos de infecção por Covid-19, contabilizando 573 casos no município.

A incidência diária de suspeitos está em termos constantes, mas a ocorrência diária de casos confirmados segue em crescimento

“É importante ressaltar que a epidemia sempre acontece em ciclos. Quando olhamos uma cidade do porte de Juiz de Fora, cujos bairros são heterogêneos, muitas vezes vemos pequenos picos na epidemia em locais que apresentaram pequenos surtos. Mas o vírus continua ativo e espalhando-se na cidade. Provavelmente, o que veremos aqui serão pequenas ondas ao longo do tempo”, avalia Colugnati. 

O modelo de previsão utilizado continua captando bem o comportamento da curva de casos confirmados acumulados, como é possível observar comparando as previsões passadas (pontos) com o ocorrido (linha).

Isolamento em queda e confirmações em ascensão
O isolamento social continua em queda desde 15 de abril até o dia 25 de maio. Em contraponto, observa-se o crescimento das confirmações diárias da Covid-19. O boletim utiliza indicador de isolamento social dado pelo uso de telefones celulares. Este indicador, disponibilizado de modo agregado sem a identificação e nenhum número, notifica o percentual de celulares que não saíram de casa. De acordo com Fernando Colugnati, o indicador vem sendo usado nas grande capitais como monitoramento. É fornecido, de forma agregada, pelas empresas de telefonia. “Sabemos o percentual de aparelhos que não deixaram o domicílio naquele dia, baseado nos dados de GPS. Usamos apenas os valores fornecidos à Prefeitura de Juiz de Fora, e disponibilizados em um painel de controle ao nosso grupo. Vamos tentar também a demanda de transporte coletivo e dados do Google Trânsito”, esclarece.

O indicador de isolamento social dado pelo uso de telefones celulares continua em queda desde 15 de abril. Em contraponto, observa-se o crescimento das confirmações diárias da Covid-19. Ainda não é possível estabelecer uma relação causal direta; é necessário acompanhar os próximos dias.

Plataforma “JF Salvando Todos”
No início do mês, pesquisadores do departamento de Estatística da UFJF desenvolveram a plataforma virtual JF Salvando Todos, para o acompanhamento da evolução dos casos de Covid-19 no Brasil. São ilustrados, por meio de gráficos, o avanço de casos suspeitos e confirmados da doença, do número de óbitos e dos quadros descartados. As informações do portal se baseiam nos dados divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A plataforma recebeu atualizações e agora apresenta os casos, óbitos e taxas por regiões de saúde ou por regiões do IBGE. Além disso, apresenta dados para todo o Brasil. A pesquisa pode ser feita por regiões, estados e até municípios. A plataforma também apresenta estimativas de taxas de crescimento diário e de tempo para duplicação dos casos e óbitos. Já os boletins informativos e as notas técnicas do Grupo de Modelagem da UFJF agora terão uma aba específica no site. “O aplicativo é público, sem restrições de acesso, e permite que qualquer cidadão se informe sobre o que ocorre em seu município, estado ou no país, de uma maneira fácil, amigável e clara. Imprescindível nos dias de hoje”, aponta o pesquisador responsável pela plataforma, Marcel Vieira.

Mais informações

Boletim semanal de modelagem epidemiológica – 26/05/2020

Plataforma JF Salvando Todos