Dicas envolvem ainda segurança no atendimento presencial ao público (Foto: Freepik)

A equipe do Arquivo Central e do Laboratório de Pesquisa em História e Arquivologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) produziu uma cartilha com dicas de segurança para o atendimento presencial ao público e de cuidados com documentos em tempos de pandemia.

O objetivo inicial era oferecer orientações aos funcionários do Arquivo Central, buscando conjugar o atendimento ao público à parte da preservação do acervo, observando também a segurança das pessoas que são atendidas. Com as informações obtidas pela equipe responsável pela confecção do material, foi possível ampliar as próprias metodologias que já eram empregadas no setor.

“A ideia era fazer um treinamento, uma sensibilização dos funcionários, para quando retornarmos aos trabalhos. A partir daí começamos a pesquisar portarias e legislações de órgãos como Ministério da Saúde, Anvisa e Arquivo Nacional, entre outros. Criamos então alguns procedimentos de segurança, higienização e controle, complementares aos que já possuímos, pensando em minimizar o risco de contágio”, explica a conservadora e restauradora do Arquivo Central da UFJF,  Andreia Rodrigues.

Atualizações em aberto
As orientações também podem ser adaptadas à realidade de outros setores da UFJF, pois contemplam especialmente os trabalhadores que estão manuseando documentos em papel ou que futuramente retomarão as atividades presenciais. “É importante que qualquer pessoa que esteja trabalhando com todo tipo de documentação e também com atendimento ao público tenha pequenos cuidados para evitar o perigo de contaminação. Como é um assunto muito novo, a cartilha certamente será atualizada. Estamos abertos a orientações e ajuda de qualquer setor da Universidade para complementar o material”, destaca Andreia.

Assim como em outros setores da UFJF, o atendimento presencial do Arquivo Central está suspenso devido à paralisação das atividades como medida de evitar a proliferação do novo coronavírus. Solicitações podem ser encaminhadas pelo e-mail arqcentral.ufjf@gmail.com, ou através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Cartilha