Em um esforço institucional para combater o novo coronavírus, diversos setores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão mobilizados na produção e na distribuição gratuita de materiais essenciais para profissionais e pacientes do sistema de saúde. Além de integrar a rede de diagnóstico da Covid-19 do estado de Minas Gerais, com dois laboratórios realizando até cem testes diariamente, demais iniciativas da UFJF já produziram, até o momento da publicação desta matéria, mais de 13 mil viseiras de proteção (face shields), acima de dois mil quilos de álcool gel e duzentos litros de álcool 70 saneante.

Mais de 2 mil kg e 200 litros de álcool gel e álcool 70 saneante, respectivamente, já foram doados (Foto: Alexandre Dornelas)

Álcool gel e saneante
A Farmácia Universitária é um dos polos de produção e distribuição de álcool gel 70 para os serviços de saúde da região. Até então, o Hospital Universitário (HU-UFJF), o Hemominas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) receberam 150 quilos, 20 quilos e 4 quilos do produto, respectivamente.

Desde o dia 17 de abril, a fabricação em maior escala de álcool gel foi possibilitada pela parceria da UFJF com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que recebeu doações de insumos feita por uma rede colaborativa de empresários da cidade. Semanalmente, a PJF recolhe o produto final fabricado na UFJF e distribui entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Até a data de hoje, 1.855 quilos de álcool gel foram entregues por meio desta parceria. Neste aumento de produção do produto, além dos profissionais ligados à Farmácia Universitária, também estão envolvidos pesquisadores da Faculdade de Farmácia e do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade.

Já o Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) recebeu a doação de mil litros de álcool a 96% GL da BR Distribuidora. Desde então, equipes compostas por docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) trabalham em dois laboratórios para diluir e distribuir álcool 70 a partir dos insumos doados. Nesta terça-feira, 19, ocorreu a entrega de 200 litros do produto para o SAMU, que utilizará o mesmo para a higienização dos veículos que transportam pacientes.

“Este produto é preparado com a finalidade de uso como saneante, ou seja, apenas para limpeza de superfícies”, esclarece o diretor do ICB, Lyderson Viccini. “Esta produção só foi possível pois, recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu uma nota técnica que permitiu que os laboratórios de ensino e extensão pudessem se adaptar e trabalhar para apoiar as ações de enfrentamento da Covid-19.”

13.177 viseiras de proteção foram produzidas e 10.108 já estão distribuídas (Foto: Canva)

Viseira de proteção
As viseiras de proteção (face shields) são protetores faciais reutilizáveis e ajustáveis, de uso individual, que impedem que gotículas – como as emitidas pela saliva ou por meio de tosse ou espirro, por exemplo – entrem em contato com o rosto do usuário, evitando que regiões como o nariz, a boca e os olhos sejam atingidas.

Na UFJF, o Grupo de Robótica Inteligente (GRIN) e o Laboratório de Modelagem Digital e Prototipagem (Laprot) produzem viseiras de proteção e entregam os produtos para uma série de hospitais e instituições de saúde. Até o momento da publicação desta matéria, 13.177 viseiras foram produzidas e, entre estas, 10.108 já foram distribuídas. A lista de institutos que recebem os produtos está disponível on-line e é atualizada semanalmente.