Convidada da UniCentro, Lídia Stutz, discute as significações do trabalho docente (Foto: Visualhunt)

O Núcleo de Formação de professores, Alfabetização e Ensino (Fale), vinculado a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove nesta segunda-feira, 25, às 17h, a live “As Significações do Trabalho Docente: perspectivas em diálogo”. O evento acontece no Instagram do projeto.

O debate terá a presença da professora de Letras, Lídia Stutz, da Universidade Estadual do Centro Oeste (UniCentro), com experiência em pesquisa e docência na área da formação e do trabalho docente. A mediadora será a professora da Faculdade de Educação e coordenadora do projeto, Andreia Garcia Reis.

Lídia afirma que o trabalho do professor tem sido desvalorizado e considerado um trabalho menor. “O professor é visto como mero executor e não como uma verdadeira profissão em que há uma contínua transformação de saberes e de significações. Consideramos que há uma necessidade mais que premente em resistir ao desmonte das políticas públicas educacionais e das ações científicas, a fim de buscar o fortalecimento de condições dignas para o trabalho docente. Os estudos que venho realizando objetivam desvelar a complexidade do trabalho docente e colocam os saberes da formação como a mola mestra para a transformação das significações.”

A live está na programação de outras realizadas pelo Núcleo no mês de maio. Segundo Andreia, a temática se relaciona aos conteúdos discutidos e pesquisados pelo Fale. “Nele temos investigado o trabalho docente em diferentes realidades e a partir de diferentes discursos produzidos em torno dessa atividade profissional”, explica.

De acordo com a coordenadora, abordar os conceitos do trabalho docente é um assunto de extrema relevância, que ganha ainda mais destaque no contexto atual, em que escolas estão fechadas devido a pandemia de Covid-19, e os professores estão ministrando as aulas com mediação das tecnologias. “Discutir o trabalho docente na atual conjuntura social contribuirá para conhecermos mais sobre como os docentes estão pensando a educação, sobre como estão planejando e desenvolvendo seu trabalho, quais desafios estão encontrando e também as soluções construídas.”