Com o objetivo de proporcionar mais possibilidades de interação, o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) implementou a web conferência na Platafoma Moodle. Segundo Rodrigo Marangon, analista de Tecnologia da Informação do Cead, o novo recurso da plataforma é um meio dinâmico e de fácil configuração para comunicação entre professores, tutores e alunos. “A praticidade do recurso torna maior o nível de interação entre os utilizadores, que podem ministrar aulas e utilizar como recurso de comunicação de secretarias e coordenação de cursos”, afirma.

Com o novo processo o professor poderá configurar na disciplina uma web conferência, do mesmo jeito que cria um fórum ou alguma outra atividade. Qualquer usuário da Moodle poderá usar o novo recurso e os interessados que ainda não utilizam a plataforma poderão solicitar cadastro para a Equipe de Suporte do Cead/UFJF.

Marangon ainda comenta importância das novas tecnologias da informação neste momento de pandemia mundial. “Acho que essas tecnologias são um meio poderoso de se manter a vida mais próxima do normal possível, e a tendência de utilização delas como apoio pedagógico já é realidade facilitadora do aprendizado e do seu alcance. Nos dias atuais penso que abrir mão dessas tecnologias é deixar de explorar o potencial do aluno”, conclui.

Saiba como criar uma web conferência no Moodle aqui.