O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram, nesta quarta-feira, 20, o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A avaliação, anteriormente prevista para acontecer no mês de novembro, deve ser realizada 30 ou 60 dias após a data divulgada no edital, e ser aplicada em dezembro desse ano ou em janeiro de 2021. Segundo o MEC, mais de quatro milhões de candidatos fizeram a inscrição para o exame.

De acordo com a nota oficial, a decisão foi tomada após manifestações da sociedade civil e do Poder Legislativo serem contrárias à realização do Enem, diante do quadro epidemiológico causado pela Covid-19. Além disso, aponta que o Instituto irá realizar uma enquete, no mês de junho, por meio da Página do Participante, para definir a nova data. As inscrições para o exame seguem abertas até às 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.