A Faculdade de Enfermagem (Facenf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead), realiza nesta quarta-feira, dia 20, às 18h, uma live no Instagram com a temática “Segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde: o papel da equipe de enfermagem”.

As enfermeiras Herica Silva Dutra e a coordenadora do Núcleo Zona da Mata Mineira Rebraensp e, também, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente Hospital Monte Sinai, Aline Beviláqua, vão discutir sobre a segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde, com ênfase no papel da equipe de enfermagem considerando aspectos sociais, éticos, políticos, econômicos e culturais.

Segundo Herica Dutra, a importância do evento reside na necessidade crescente dos serviços de saúde em garantir a segurança no atendimento, minimizando os riscos inerentes à assistência prestada. “ “Em 2013, foi instituído no Brasil o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Foram construídas diretrizes e protocolos para as instituições de saúde. Entretanto, alguns serviços vivenciam desafios e dificuldades no atendimento a essas recomendações. Nesse sentido, a troca de experiências proporcionadas por esta live pode contribuir para reflexão e possíveis melhorias”, afirma.

Além disso, a live vai trazer um pouco da experiência da convidada Aline Bevilaqua  coordenadora do Núcleo de segurança do paciente de uma instituição privada e, também,  coordenadora do Núcleo Zona da Mata Mineira da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente  (Rebraensp) passando pelos desafios enfrentados no cenário de COVID-19.

Siga @facenf.ufjf