O Centro de Direitos Humanos e Empresas (Homa), integrante da Rede de Pesquisa Rio Doce, promove nesta quinta-feira, 21, às 17h30, a live Mineração e Violações dos Direitos Humanos em tempos de Covid-19. O evento será transmitido no Facebook.

A live conta com participação da professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Karine Carneiro, da representante da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, Tchenna Maso, do pesquisador do Núcleo de Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (Poemas), Bruno Milanez, e professora da Faculdade de Direito, Manoela Rolando, que atuará como moderadora da live.  

O assunto discutido na live será orientado pelas suas interlocuções sobre o tema da mineração entre diferentes organizações que atuam nas Américas do Norte e Latina. “Dentre as discussões, estudamos mapear a relação das grandes mineradoras com as comunidades no contexto da Covid-19. Tem havido uma intensa troca entre essas organizações, tanto para identificar os padrões relacionados à relação de direitos ou à intensificação de conflitos”, explica Milanez.

O Centro de Direitos Humanos e Empresas, financiado pela Fundação Ford, é espaço na Faculdade de Direito da UFJF que reúne representantes da academia, de Organizações Não-Governamentais, de associações, de defensorias públicas, de ministérios e outras organizações no desenvolvimento de pesquisas e de parcerias relacionadas à área de Direitos Humanos e Empresas. 

Confira a página do Facebook do Homa