Nesta segunda, 18, é comemorado o Dia Internacional dos Museus. Para homenagear a data, a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o apoio de suas instituições museológicas, integra a  18ª Semana dos Museus. A partir da necessidade de estreitar a aproximação com o público, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), o Memorial da República Presidente Itamar Franco, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) e o Museu da Cultura Popular, do Forum da Cultura, criam experiências virtuais significativas, difundindo seus conteúdos em ações que ganham peso especialmente em tempos de pandemia.

Mamm organiza lives com convidados, lançamento de galeria virtual e postagens sobre exposições (Foto: Mamm/UFJF)

A atual edição da Semana, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), aborda o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, abrangendo o período desta segunda até domingo, 24. Mesmo com as atividades presenciais suspensas, devido às medidas de distanciamento social, o Mamm programa algumas atividades on-line. Nesta terça, 19, acontece a live “Mediações Acessíveis: ações interrelacionais nas programações culturais”, com Claudio Rubino, coordenador do Programa de Acessibilidade do Instituto Tomie Ohtake. A live (no perfil @mamm.ufjf do Instagram) é coordenada pela equipe do Educativo do Mamm e faz parte do Encontro de Educadores de Museus Brasileiros.

Na sexta-feira, dia 22, o Mamm realiza o lançamento de sua galeria virtual, iniciativa que permitirá ao visitante conhecer parte da exposição “Grafias e Múltiplos: Os Amigos da Gravura”, que teve início no final de 2019, antes da suspensão das visitas presenciais por causa da Covid-19.  O link para a visita virtual será disponibilizado nas redes sociais e a exposição poderá ser conferida no site do museu: http://www.museudeartemurilomendes.com.br/r/

Além disso, o pesquisador, analista cultural e responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura e Escultura do Mamm, Valtencir Almeida Passos, disponibiliza, ao longo da semana, nas redes sociais do Museu, material sobre a representatividade e a diversidade na coleção de artes visuais de Murilo Mendes.

Responsável pelo setor de Expografia do Mamm, o artista plástico Paulo Alvarez também disponibiliza em algumas postagens materiais sobre a exposição “Murilo Mendes: O Passeante Moderno dos Museus”, uma das principais mostras já realizadas no espaço.

Memorial
O Memorial da República Presidente Itamar Franco abraça a ideia com atividades on-line em mais uma temporada de programação digital especial. Tarcísio Greggio, diretor e técnico administrativo em Educação, lembra que igualdade, diversidade e inclusão estão sempre presentes nas atividades do local e, por isso, o Memorial não poderia ficar de fora da Semana.

Memorial lança podcast e outras atividades on-line, incluindo indicações de leitura e de filmes (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“Na sexta-feira, por exemplo, vamos lançar o terceiro episódio do Memorial Podcast, com o tema ´Museus e Democracia Cultural´. Nesse episódio, o objetivo é discutir o papel dos museus no tecido cultural e o fomento de ações que promovam diversidade, igualdade e democracia”. Além disso, ao longo da semana, serão abordadas questões sobre acervo, biblioteca, arquivo, exposições e atividades educativas e culturais promovidas pelo Memorial, um espaço público gratuito, aberto a todos e que, neste momento, marca especial presença no universo virtual.

É importante lembrar que, em meio à programação, o público pode esperar por indicações de leitura sobre História do Brasil, que vão ser divulgadas nesta terça, 19, e nos próximos dias 26 de maio e 2 de junho, extrapolando o período da Semana.

O CineClube Memorial também fez outras três listas, com indicações de filmes, que vão ser apresentadas nos dias 22 e 29 deste mês, e no dia 5 de junho.

Forum da Cultura
O Forum da Cultura preparou postagens especiais em suas redes. Ao longo da semana, o órgão vai relembrar visitas realizadas ao espaço – onde também funciona o Museu da Cultura Popular –, por grupos organizados diversos. Nesta segunda, por exemplo, foram postadas fotos de diferentes épocas, com crianças, jovens e adultos diante da fachada do casarão, uma tradição após as visitas de grupos ao espaço.

O Forum da Cultura relembra, em suas redes, visitas realizadas ao espaço e postagens específicas sobre os temas propostos pela Semana Nacional dos Museus (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Nesta terça, 19, é destacada a visita, feita em novembro de 2015, de um grupo da Rede Cidadã, entidade de assistência social que, desde 2002, investe no trabalho social em rede para mobilizar sociedade civil, empresas, órgãos públicos, voluntários e organizações sociais para integrar ações de geração de trabalho e renda para pessoas da base da pirâmide social. Além da formação técnico-profissional, a Rede Cidadã se preocupa com realização pessoal e formação emocional, e a visita a espaços culturais e museus cumpre um papel importante nesse sentido.

Na quarta-feira, 20, será feita a recordação da visita de usuários do Caps Leste – Centro de Atenção Psicossocial que atende a pacientes com transtornos psiquiátricos e dependência de drogas. Na quinta-feira, 21, será a vez de grupos diversos que visitaram a exposição “Folclore Brasileiro”. Grupos escolares também são visitantes frequentes do Forum da Cultura e serão lembrados com a foto de alunos do colégio Machado Sobrinho, em visita realizada em agosto de 2017, a ser postada na sexta-feira, dia 22.

Além dessas publicações, o Forum da Cultura realizará postagens específicas sobre os temas propostos pela Semana Nacional: diversidade, inclusão, participação dialógica com o público e peça do acervo de maior curiosidade para o público.

Maea/UFJF
Ciente de sua missão, a equipe do Maea/UFJF tem produzido vídeos com apresentações didáticas e informativas sobre arqueologia e patrimônio, além de divulgar as exposições virtuais, para que o público possa acessar e usufruir os saberes comunicados nessas atividades. “As pesquisas científicas sobre o patrimônio cultural da Zona da Mata mineira permanecem como eixo fundamental na elaboração do conhecimento e na valorização da memória social coletiva”, adianta a diretora e pesquisadora, Luciane Monteiro, que ressalta a importância de movimentar as redes sociais do Museu neste momento de pandemia, prevendo uma intensificação das postagens no início de junho.