Se você tivesse a chance de ir para o futuro contar para todos sobre o momento atual, o que você diria? Como seria seu relato? Faria um desabafo? Daria conselhos? Chamaria a reflexões? Que tal embarcar com a gente?

O projeto “Queria que soubessem”, da UFJF, vai reunir cartas de todos e todas com algum vínculo com a Universidade, inclusive de gente que já passou por aqui, e guardá-las em uma cápsula do tempo, a ser aberta no ano de 2050 pelas pessoas que virão depois de nós. O objetivo é retratar nossa época a partir da experiência de todos e de cada um. 

Para participar, é preciso acessar o formulário do projeto, preencher os dados e redigir a carta no espaço delimitado (equivalente a 30 linhas). 

Ideia é reunir relatos, desabafos, alertas e experiências vividas durante a pandemia (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Algumas cartas serão logo publicadas nos canais de comunicação da UFJF, em forma de texto e de vídeo, lidas por convidados e convidadas pela Universidade. E todas, mesmo as não divulgadas, estarão na cápsula, que pode ser um cofre, um baú ou algo similar, guardada em local a ser definido.

O projeto é aberto para estudantes, docentes, técnicos administrativos em Educação (TAEs), terceirizados, participantes e beneficiados por projetos de extensão e egressos (ex-alunos) da UFJF e do Colégio de Aplicação João XXIII. 

As cartas podem ser enviadas enquanto durar a pandemia provocada pelo novo coronavírus. A depender do volume e da qualidade do material reunido, há a possibilidade de se montar uma mostra com algumas das cartas recebidas após o fim do período de distanciamento social.

É importante que o conteúdo enviado não possua palavras chulas, agressões pessoais e/ou mensagens que possam gerar transtornos judiciais para autor(a) e/ou Universidade.

Com o projeto, a UFJF busca fazer um recorte histórico a partir do olhar de cada pessoa, com a expectativa de comunicar-se com o futuro e, quem sabe, interferir positivamente no curso da história.

O “Queria que soubessem” é idealizado e desenvolvido pela Diretoria de Imagem Institucional.