Com objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia e o isolamento social, a ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF), vinculada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está recebendo demandas de instituições, associações e organizações sociais. Poderão ser solicitados, gratuitamente e de forma remota, serviços oferecidos como planejamento estratégico e ações de marketing. 

As instituições interessadas devem entrar em contato através do formulário presente no instagram e agendar um atendimento de análise de viabilidade.  De acordo com a diretora geral da ONG, Joyce Souza, depois de aprovado, é selecionada uma equipe que ficará responsável por todo o planejamento e execução do projeto. “Buscamos atender projetos ligados à parte organizacional e de planejamento, mas não estamos restringindo às demandas que chegam. É feita  uma reunião avaliativa com o beneficiário para analisar sua real necessidade. E, caso necessite de atendimento presencial, o avisamos e deixamos aberto em nosso banco de dados uma visita após a quarentena. Assim, poderemos avaliar a demanda e criar um projeto que possa ser aprovado de acordo com a viabilidade do serviço e do núcleo”.

Em ação

Durante a pandemia o ESF já realizou ações de arrecadação e distribuição de alimentos, produtos de higiene e equipamentos de proteção individuais. Com o apoio de empresas, foram doadas 1100 máscaras de proteção, destinadas a Sociedade Beneficente Mão Amiga e a Associação de Moradores do bairro Ipiranga. Além de informativos virtuais com medidas de proteção. Outras instituições como o Abrigo Santa Helena, Lar dos Idosos Luiza de Marillac, Amigos Mãos Abertas e Sopa dos Pobres também receberam ao todo 700 máscaras produzidas pela própria ONG. No total, o ESF já conseguiu doar 633 kg de alimentos, 116 litros de leite, 540 itens de higiene, 29 pacotes de fralda geriátrica e 1800 máscaras de pano. A organização mantém, ainda, atividades remotas no Instituto Mão Amiga e no Centro Cultural e Profissionalizante Amadeu Rossignoli. 

Para Joyce, o intuito das ações é minimizar a desigualdade e as necessidades de pessoas em situação de pobreza. “A pandemia agravou ainda mais a dificuldades das pessoas que dependem do trabalho, de doação da sociedade e dos serviços públicos como escolas e creches. Dessa forma, os projetos sociais tornam-se mais importantes, já que em muitos casos, são estes que garantem o alimento e produtos essenciais às famílias. Mais do que nunca, é tempo de união, de sermos solidários e praticarmos a empatia, de ajudar o próximo e esperar por dias melhores”. Os interessados em se tornarem parceiros do ESF devem entrar em contato através do e-mail  juizdefora@esf-brasil.org.

Sobre o ESF

A organização não-governamental Engenheiros Sem Fronteiras utiliza conhecimentos de Engenharia e Arquitetura para melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A organização está presente em 65 países e mais de 70 cidades brasileiras. O núcleo Juiz de Fora foi fundado em 2015. Desde então, estudantes e graduados em Engenharia e Arquitetura já desenvolveram e executaram mais de 70 projetos de forma totalmente voluntária. O núcleo já fez reformas em escolas, projetos de usucapião, captação de água da chuva, reformas elétricas, implementação de planos de gestão, ações para promover a educação e a sustentabilidade, além de diversas ações sociais e campanhas de arrecadação.

Como fazer parte?

As inscrições para o processo seletivo estão previstas para agosto. Podem se candidatar ao cargo de assessores de projetos, os graduados e graduandos de todos os cursos de engenharia e de arquitetura. Já para os cargos de gestão, focados nas áreas de marketing, gestão de pessoas, financeiro e qualidade, são aceitos alunos e graduados de todos os cursos. 

Além dos membros efetivos, existem também os membros colaboradores que podem ser convidados pontualmente para auxiliar em alguma ação ou projeto. Para se inscrever como membro colaborador, é só acessar o Instagram @esfjuizdefora ou site e preencher o formulário com os dados necessários.

Outras informações:  Engenheiros sem Fronteiras

@esfjuizdefora