Da esquerda para a direita: professora Sheila Cristina Potente Dutra Luquetti, professor Artur Laizo, professora Arise Garcia de Siqueira Galil, doutoranda Marcela Melquiades de Melo, orientadora Aline Silva de Aguiar e professora Eliane Ferreira Carvalho Banhato (foto: arquivo pessoal)

Uma tese de doutorado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avalia os impactos de estratégias nutricionais com tabagistas que apresentam doenças crônicas, no período no qual essas pessoas estão buscando parar de fumar. A intervenção foi realizada por grupos operativos na educação alimentar e nutricional com o objetivo de auxiliar no controle do ganho de peso de indivíduos adultos, incluindo idosos, propondo uma alimentação saudável e equilibrada. A pesquisa foi desenvolvida pela nutricionista Marcela Melquiades de Melo, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 

As doenças crônicas abordadas no estudo de Marcela foram: diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Segundo a nutricionista, tabagistas com doenças crônicas são geralmente excluídos das pesquisas, devido às alterações que apresentam. Porém, ao mesmo tempo, são estes pacientes os que demandam extrema urgência para parar de fumar e necessitam de acompanhamento nutricional para um melhor controle de suas doenças. 

A pesquisadora conta que foram realizados encontros baseados nas orientações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para tabagistas em cessação. Os encontros contaram com o acompanhamento de profissionais de diversas áreas, como psicólogo, fisioterapeuta, médico e nutricionista. Todo o tratamento se desenvolveu durante um ano e cada profissional foi responsável por uma parte deste processo. Os grupos operativos de educação nutricional foram responsáveis por três meses de acompanhamento dos pacientes. 

Os temas dos encontros permearam a alimentação saudável com base no Guia Alimentar para população brasileira de 2014 e foram utilizados recursos como panfletos ilustrativos e rodas de conversa. Neste contexto, Marcela destaca: “a pesquisa mostra que a atuação do nutricionista nas equipes de tratamento de tabagistas pode auxiliar na adesão ao tratamento e contribuir para o sucesso em se manter abstinente, minimizando o medo e o efetivo ganho de peso corporal e auxiliando nas escolhas alimentares nesta fase”. 

A professora orientadora, Aline Silva de Aguiar, destaca a complexidade do processo de cessação tabágica, uma vez que envolve questões que dificultam a interrupção do uso, como o grau de dependência nicotínica, fissura, ganho de peso corporal e aumento de consumo de alimentos palatáveis ricos em açúcar, gordura e sal. Dessa forma, a professora reafirma a importância do olhar e do acompanhamento de uma equipe multiprofissional que tenha um nutricionista. Segundo ela, a presença do nutricionista contribui para dar autonomia ao paciente ao incentivá-lo a ter uma alimentação mais protetora e que vise evitar prejuízos quanto às outras doenças associadas ao tabagismo.

Contatos:
Marcela Melquiades de Melo – (Doutoranda)
Nutricionista.marcela@hotmail.com 

Aline Silva de Aguiar – (Orientadora)
aline.aguiar@ufjf.edu.br 

Banca Examinadora:
Profª. Drª. Aline Silva de Aguiar – Orientadora (UFJF)
Profª. Drª. Sheila Cristina Potente Dutra Luquetti – (UFJF)
Prof. Dr. Artur Laizo – (UNIPAC)
Profª. Drª. Arise Garcia de Siqueira Galil – (UFJF)
Profª. Drª. Eliane Ferreira Carvalho Banhato – (CES)

Outras informações: (32) 2102-3830 – Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva