O Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações (NUIPSO) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está realizando uma pesquisa, em forma de questionário online, com o objetivo de avaliar a saúde mental de brasileiros durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19. A participação é fácil e rápida, levando menos de dez minutos. Clique aqui para participar.

O questionário, que obteve parecer favorável da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, é de responsabilidade das pesquisadoras Fabiane Rossi dos Santos (Departamento de Psicologia da UFJF), Laisa Marcorela Andreoli (Departamento de Psicologia da UFJF) e Priscilla Aparecida de Aquino (Serviço de Psicologia do HU da UFJF). 

A pesquisa segue a hipótese de que, diante da pandemia e suas consequências na sociedade, existe um aumento dos sintomas de ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e do uso de substâncias, principalmente em profissionais de saúde, grupos de risco e aqueles com testagem positiva para o Covid-19. Seus objetivos são, basicamente, avaliar a saúde mental no contexto pandêmico no Brasil, além de levantar dados e analisar os principais comportamentos apresentados por determinados grupos. 

De acordo com a pesquisadora responsável, Fabiane, “é fundamental que tenhamos dados sobre a saúde mental da população brasileira durante a pandemia, pois trata-se de uma experiência única que sem dúvidas irá repercutir em nossa forma de enfrentar as adversidades. O confinamento pode ser uma experiência muito significativa para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e resiliência diante deste grande desafio que estamos vivenciando.”