Festival internacional é apoiado pela Unesco (Imagem: Divulgação)

Festival internacional é apoiado pela Unesco (Imagem: Divulgação)

Os museus vinculados à Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão participando da MuseumWeek 2020, um festival internacional apoiado pela Unesco e dedicado às instituições nas mídias sociais. Apostando no “poder especial que a cultura, a arte e as instituições que as apoiam têm de nos unir”, a sétima edição tem o tema geral #TogerthenessMW (união) e busca prestar apoio às populações em confinamento e a todos os que estão lutando contra a pandemia. Até o próximo domingo, 17, os museus participantes integrarão essa rede, produzindo conteúdo digital no formato “7 dias, 7 temas, 7 hashtags” para plataformas como Instagram e Facebook.

Desafiados a desenvolver postagens com temas diários, que vão de #Heróis a #Clima e #Sonhos, Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), Memorial da República Presidente Itamar Franco, Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) e Forum da Cultura (Museu da Cultura Popular) encontraram na proposta da MuseumWeek possibilidades de se conectarem mais com seus públicos.

Para o Memorial, a participação é importante principalmente “pela forma como a MuseumWeek provoca os museus a se reinventarem no ambiente virtual. A tecnologia, as redes sociais, tudo isso é um caminho sem volta e o museu precisa estar onde seu público está”, afirma Tarcísio Greggio, técnico administrativo do Memorial. Outro motivo, segundo ele, é a “oportunidade para não perder de vista o trabalho constante de reflexão sobre a função e as possibilidades de um museu na sociedade e no contexto em que ele está inserido. Nesse particular, as hashtags escolhidas para a MW2020 não poderiam ser mais oportunas”.

O Memorial preparou uma programação especial, totalmente digital, com podcast, vídeo para o IGTV, divulgação do acervo e lembranças de eventos e exposições já realizadas, ações que são fruto do trabalho da equipe que está em home office. Para o dia 16, por exemplo, cuja hashtag é #TecnologiaMW, o Memorial vai lançar o segundo episódio do Memorial Podcast, um programa disponível no Spotify que busca debater questões pertinentes à história política brasileira, tratando sempre temas que vão além das narrativas oficiais que se consolidaram na historiografia nacional.

No dia dos #SonhosMW, Memorial rememora a Eleiçãozinha (Foto: Divulgação)

No dia dos #SonhosMW, Memorial rememora a Eleiçãozinha (Foto: Divulgação)

Já no dia 17, com a hashtag #SonhosMW, o Memorial vai dedicar um post à “Eleiçãozinha”. Desenvolvida pelo Educativo do Memorial, a “Eleiçãozinha” já se tornou tradição nas colônias de férias do espaço. “Durante a atividade, as crianças criam um partido político, um programa de governo e lançam suas candidaturas entre os colegas – com direito a urna e faixa presidencial. E, acredite, a política para elas é sempre um lugar de fraternidade, igualdade, e justiça social”, ressalta Tarcísio.

Divisor

“A MuseumWeek pode se tornar um divisor de águas entre a arte pré e pós-pandemia, notadamente pelo seu caráter de conexão global”, prevê o diretor do Forum da Cultura, Flávio Lins. Segundo ele, participar disso neste momento é uma forma de prestar apoio a todos aqueles que estão confinados em diferentes partes do globo. “É hora de confirmar o poder da cultura, das artes, de acesso aos acervos e de divulgação do patrimônio como chance de aprendizado e também de entretenimento”, afirma Lins. Em sua opinião, as hashtags colaboram para que esse movimento facilite o acesso a manifestações culturais extremamente distintas, muitas delas pouco conhecidas, promovendo o diálogo intercultural e a diversidade.

Forum homenageou primeira turma de enfermeiros formada pela Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo (Foto: Acervo Pessoal de Rachel Audebert Delage)

Forum homenageou primeira turma de enfermeiros formada pela Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo (Foto: Acervo Pessoal de Rachel Audebert Delage)

Segundo o diretor, a MuseumWek é também uma oportunidade de criar laços entre pessoas, instituições e arte, além de prestigiar os profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia. No primeiro dia da semana, 11 (#HeróisMW), o Forum homenageou os enfermeiros com uma postagem sobre as primeiras turmas formadas pela pioneira Escola de Enfermagem Hermantina Beraldo, instalada em 1947 e que é parte das origens do Curso de Enfermagem da UFJF. “Em um período no qual saúde e economia são a tônica do discurso global, a participação e a união da comunidade cultural internacional neste cenário podem gerar momentos de felicidade, de ampliação do conhecimento e de reconfiguração pessoal e profissional, atuando como semente para o surgimento de novas produções e talentos num futuro próximo”, afirma Flávio.

Espaço social

O MAEA abriu a MuseumWeek com uma homenagem aos povos indígenas, por sua resistência heroica a várias ações de extermínio ao longo da história do país. “É importante dar continuidade às ações de pesquisa, educação e cultura numa perspectiva adaptativa e adequada às circunstâncias, sendo fiel à missão de Museu Universitário”, ressalta a diretora e pesquisadora do MAEA, Luciane Monteiro.

“Os museus, enquanto espaço social, oferecem atividades multiversas, desde visita guiada virtual, ações educativas, comunicativas e estímulo à investigação de assuntos que permitam o fazer científico. Os temas estão na ordem das discussões atuais nesse momento específico e o MAEA está dialogando com aspectos que permeiam o seu cotidiano no âmbito das pesquisas desenvolvidas ao longo de três décadas de existência”, acrescenta.

Homenagens

A participação na MuseumWeek não é novidade para o Mamm: em 2019, o evento coincidiu com a 17ª Semana Nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a programação em Juiz de Fora foi ajustada para se alinhar às propostas de temas das hashtags. Em 2020, o Mamm preparou várias postagens, começando com uma homenagem aos profissionais #HeróisMW que continuam a trabalhar nesse momento para garantir a segurança, limpeza e manutenção do museu.

Nesta quarta-feira, 13, com a #JuntosMW, será postado um vídeo feito pelas pesquisadoras Leila Barbosa e Marisa Timponi, em parceria com a LeiaJF e o Mamm, homenageando Murilo Mendes pela data de seu aniversário. Na quinta, 14, serão publicadas imagens de participação do público em eventos e exposições. Para o sábado, 16, dia da tag #TecnologiaMW, o Educativo do Mammm elaborou uma atividade que disponibiliza um filtro para ser usado pelos usuários do Instagram e Facebook, remetendo ao retrato de Murilo Mendes pintado por Guignard, obra que completa 90 anos em 2020.

Na opinião do diretor Ricardo Cristofaro, a MuseumWeek é uma iniciativa que, ao conectar os mais diversos museus do mundo e o público em geral, proporciona uma oportunidade ímpar de divulgação do trabalho realizado pelas instituições, além de provocar uma necessária e urgente reflexão sobre novas formas de diálogo e interação com o público.

Além de seus órgãos executores museus, a própria Procult está participando da MuseumWeek com postagens no Instagram e no Facebook relacionadas às hashtags propostas pelo evento, abordando ações e questões que também fazem referência a ações museais.