A Universidade Federal de Juiz de Fora tem três bons motivos para comemorações neste 13 de maio de 2020, data que marca o nascimento do poeta Murilo Mendes há 119 anos, o lançamento de seu primeiro livro, Poemas, em 1930, e a criação do Museu de Arte Murilo Mendes 15 anos atrás. O diretor do MAMM, Ricardo Cristofaro, diz que são importantes lembranças, que trazem muita alegria à cidade e à Universidade em particular. Assim, em homenagem ao poeta juiz-forano, começa hoje a publicação digital de uma série de posts no Instagram e no site do Museu, que contam a história da formação do acervo desse mestre modernista, relembrando as ações que marcaram a trajetória do Museu de 2005 até agora.

Data de criação do Mamm também marca a data de nascimento do poeta Criado (Foto: Mamm/UFJF)

Cristofaro ressalta que essa programação foi a forma que o MAMM encontrou para celebrar essas datas, apoiando o isolamento social que se faz fundamental para o combate à pandemia do coronavírus. Consciente da importância que representa para a comunidade acadêmica e para a população em geral, o Museu de Arte Murilo Mendes promove também, ao longo deste ano, importantes ações que incluem exposições virtuais, palestras on-line e eventos que destacam o poeta e o celebram a partir de uma programação que vai se dar principalmente através da Internet, no site do Museu e pelas redes sociais.

Cristofaro destaca como fundamental a decisão da Universidade Federal de Juiz de Fora de destinar, em 2005, o então edifício que havia abrigado a Reitoria da Universidade desde a sua criação, nos anos 1960, para que se constituísse ali um museu dedicado ao escritor local, transformando o antigo Centro de Estudos Murilo Mendes em Museu de Arte Murilo Mendes. “Uma decisão que acho muito acertada e que não só fez com que esses importantes acervos relacionados à literatura e às artes visuais, como também pesquisas, pudessem ter um espaço melhor, mais amplo, além de uma maior visibilidade”.

Cristofaro destaca a coragem e ousadia da UFJF na época da criação do Museu, dando relevância aos acervos (Foto: Rômulo Rosa)

O diretor do MAMM destaca a mudança para o prédio da antiga Reitoria, na esquina das ruas Santo Antônio e Benjamin Constant, como uma atitude bastante ousada e visionária do então reitorado, que proporcionou devidas acomodações para uma coleção que, como a própria obra de Murilo Mendes, desperta grande interesse. “Isso, por ser um dos poetas da maior expressão na segunda fase do modernismo brasileiro, e também pela singularidade de Murilo Mendes ter desenvolvido um apreço muito grande pelas artes visuais, nutrindo amizade com artistas de sua época, o que fez com que, gradativamente, constituísse um acervo extremamente importante e rico no campo das artes visuais e na literatura”.

Segundo o diretor, esses acervos se constituem como uma das células vitais do MAMM. “É importante ressaltar que, no tocante à história das artes visuais brasileiras e estrangeiras, temos uma das coleções mais importantes para uma cidade de interior. A entrada dessas obras de arte no Brasil representou um acréscimo ao acervo nacional e foi uma das mais importantes aquisições que o governo brasileiro fez sobre os anos relacionados à arte modernista nacional e internacional”.

“Destaco essa atitude corajosa e ousada da Universidade de dar relevância e reconhecer a importância que esses acervos têm, preservando-os nesse magnífico edifício, que é extremamente apropriado para esse fim”. Para Cristofaro, a cidade deve se orgulhar desse trabalho significativo que a Universidade vem realizando não só na preservação e na manutenção desses acervos, como também na visibilidade que tem conseguido dar a essa coleção e ao museu, que é reconhecido por importantes instituições dedicadas às artes visuais e à literatura para além das fronteiras do país.

À frente do MAMM em seu segundo mandato seguido, Cristofaro conclui que é importante destacar a qualidade do trabalho que é desenvolvido dentro da instituição, ao longo de todos esses anos, e ainda antes, como Centro de Estudos Murilo Mendes. Ali, atuaram importantes pesquisadores que se dedicam ao estudo da obra de Murilo Mendes e também à conservação do acervo. Ele ressalta ainda a programação vinculada à missão institucional da própria Universidade, atentando a que o museu se constituísse como um espaço de acolhimento da produção literária juiz-forana e nacional, assim como da criação nas artes visuais em consonância com o pensamento muriliano, sempre atento à visão de seu tempo.

“O Museu tem uma missão muito bem definida e tem trabalhado no sentido do engrandecimento desse espaço e da instituição, promovendo o conhecimento da vida e da obra de Murilo Mendes por meio da preservação, da pesquisa, da divulgação dos seus importantes acervos, privilegiando interseções com a vida desse poeta que era um artista multifacetado: intelectual, escritor, professor, colecionador, crítico de arte. O que o MAMM tenta buscar é trabalhar em consonância com a missão da Universidade, sempre ligada à tríade ensino, pesquisa e extensão.”

Para acompanhar nas redes ou no site www.museudeartemurilomendes.com.br:

MAMM 15 anos

Postagem de conteúdos sobre o acervo do museu, histórias, a vida e a obra de Murilo Mendes e principais acontecimentos ao longo desses 15 anos de fundação do museu.

Aniversário de Murilo Mendes

Vídeo sobre a vida e a obra de Murilo Mendes, proposto pelas pesquisadoras Leila Barbosa e Marisa Timponi, com participação e produção de membros da Liga de Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora em parceria com #museum week e o MAMMUFJF.