Vídeos curtos sobre sociologia com temas, conceitos e autores clássicos estão disponíveis com a série “Dedim de Prosa”, produzida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão no Ensino de Sociologia (Grupees). O primeiro episódio conta com a participação da professora Beatriz de Basto Teixeira e pode ser acessado pelo Youtube e pelo IGTV (Instagram). A convidada aborda o conceito de solidariedade de Durkheim para pensar a atual pandemia da Covid-19. 

O objetivo principal do projeto “Dedim de Prosa” é fomentar a produção de recursos didáticos de sociologia para estudantes e professores do ensino médio. A professora Rafaela Reis, uma das coordenadoras do grupo, explica que, como a institucionalização da sociologia nos currículos escolares é relativamente recente, é preciso ampliar os repertórios dos professores para “escaparmos de um ensino excessivamente teórico e descontextualizado”. Além do “Dedim de Prosa”, o grupo pretende lançar em breve um podcast, chamado “Toró Sociológico”.

A professora Rafaela Reis acredita que a publicação de episódios durante a pandemia e seu consequente isolamento social, além de possibilitar reflexões que podem ajudar a passar por esse momento, também reforça a importância da área social do conhecimento. “Nossa intenção, especialmente para este primeiro episódio, foi oportunizar ao espectador o que a nossa ciência faz de melhor: a leitura de uma realidade que tem alcançado a todos, sem distinção, pela perspectiva sociológica. Em tempos de grandes ataques às ciências humanas, mostrar que ela é importante para compreender e atuar nestes tempos difíceis é também um compromisso nosso.”

O Grupees integra o Laboratório de Ensino de Sociologia da UFJF. Os vídeos tem sido uma oportunidade de manter professores e bolsistas do projetos em constante contato e atividades.

Mais informações: 

Instagram: https://www.instagram.com/grupees.ufjf/

Facebook: https://www.facebook.com/grupeesufjf/

Site: http://www.ufjf.br/labesgrupees/grupees/