Com o objetivo de orientar a população sobre a forma correta de higienizar a casa com água sanitária e assim evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o Conselho Federal de Química (CFQ) desenvolveu uma cartilha com perguntas e respostas sobre o manejo desse composto. A cartilha está disponível online e traz informações técnicas sobre a água sanitária, indicando a melhor forma de se fazer o uso do produto, bem como a concentração adequada a ser utilizada seguindo os cuidados necessários com a saúde.

Desenvolvida pelo Conselho Federal de Química, cartilha reúne perguntas e respostas sobre a melhor forma de fazer uso do produto, para cada caso específico, na tentativa de evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Foto: Pascalhelmer/Pixabay)

A solução de hipoclorito de sódio (NaClO), popularmente conhecida como água sanitária, é comumente utilizada na higienização de ambientes, pois, quando diluída em água, forma o ácido hipocloroso (HClO), eficaz contra os microorganismo patogênicos. Segundo a professora da Faculdade de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Denise Lowinsohn, é importante, nesse período de pandemia, saber a correta manipulação desse produto, principalmente por segurança, mas também para que não haja um mau uso e consequentemente o gasto desnecessário de dinheiro. 

Armazenamento
“Devido às propriedades oxidantes da água sanitária e a possibilidade de liberar gás cloro, é importante frisar o armazenamento adequado, para que não leve a intoxicação e ferimentos. Os cuidados com a armazenagem são importantes para garantir a efetividade do composto, sendo necessário evitar locais com intensa exposição à luz solar e calor, e evitar o uso em superfície sem prévia remoção de sujeiras, principalmente, matéria orgânica. Pode haver também impacto financeiro, pois sem esses cuidados básicos, os recursos empreendidos na aquisição da água sanitária serão perdidos”, explica.     

Os compostos clorados usados como alvejantes possuem a capacidade de permear a membrana celular dos microrganismos, levando à oxidação da matéria orgânica e, consequentemente, à morte dos vírus. Apenas mudando a concentração é possível dar diferentes usos ao produto. Segundo a cartilha, a concentração ideal para a desinfecção de pisos é a de 0,1% v/v, ou seja, 50 ml de água sanitária, o que equivale a dez colheres de sopa, para cada litro de água. Já para as superfícies como mesas, cadeiras, bancadas, maçanetas, objetos de decoração e até embalagens de produtos trazidos do supermercado ou recebidos de serviços de delivery é recomendada a solução diluída de água sanitária na concentração 0.05%, 25 ml, ou seja, cinco colheres de sopa de água sanitária para cada litro de água. 

Higienização de alimentos
O uso do composto para a higienização de alimentos pode ser feito com uma diluição ainda maior. De acordo com a cartilha, a orientação é utilizar uma colher de sopa rasa (cerca de 15 ml) de água sanitária para cada litro de água, manter os alimentos na solução clorada por pelo menos 15 minutos e depois realizar o enxágue adequado de modo que não fiquem resíduos do produto nos alimentos.

Nesse momento em que fica difícil encontrar álcool gel no mercado, e que boa parte da população não tem condições de adquiri-lo, a receita mais diluída pode também ser usada nas mãos, porém com cuidados e menor frequência. A professora Denise destaca os cuidados com a saúde no momento de manusear esse produto de limpeza. “A cartilha orienta que, na concentração de 0,05% v/v (25 ml de água sanitária para cada litro de água), pode haver contato com a pele, mas ressalva que somente em último caso pode substituir a limpeza com água e sabão ou álcool 70 INPM para lavar as mãos, pois há risco de gerar dermatite.”

Ambientes infectados
A água sanitária também é um produto importante na higienização de ambientes onde há pessoas contaminadas com o vírus. Para isso, a concentração precisa ser maior. Conforme a cartilha, “para ambientes onde haja casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é usar a solução de hipoclorito de sódio na concentração 0.5%, 250 ml de água sanitária, o que equivale a um copo, completando para cada litro de água”. Nesse caso é importante o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras e luvas, orientando que, após a remoção do EPI, seja feita a higienização das mãos, assim como a realização de um teste prévio em tecidos que podem ser danificados.

Outras informações
Cartilha completa