O brasileiro conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)? A partir desta questão, docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação de Administração (PPGA) desenvolveram trabalho intitulado “Is the Brazilian aware of the 17 United Nations Sustainable Development Goals (SDGs)?”. A proposta foi aprovada em um dos principais congressos de consumo sustentável do mundo, o “4th Annual Sustainable Consumption Research & Action”. O tema da conferência esse ano é “Sustainable Consumption and Social Justice in an Urbanizing World”, Consumo Sustentável e Justiça Social em um Mundo em Urbanização, em tradução livre. O encontro acontece de 10 a 12 de junho, online, devido à pandemia de COVID-19, na Northeastern University em Boston nos Estados Unidos. 

O trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento no grupo de pesquisa Descor, sigla de Desenvolvimento, Sustentabilidade, Comportamento e Organizações. O estudo contou com a participação do Prof. Danilo Sampaio e dos discentes Marília Medeiros, Frederico Ribeiro, Charlie Hudson, Vitória Polato, Davi Peters e Luciana Schuchter.

O brasileiro e o desenvolvimento sustentável

Segundo Sampaio, coordenador do grupo, o objetivo principal da pesquisa é verificar se o brasileiro, as empresas brasileiras e o governo, conhece os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Além disso, também procuram entender como os Objetivos são trabalhados nas empresas e no comportamento dos indivíduos/consumidores. “A metodologia realizada foi quantitativa, por meio de estatística multivariada, utilizando escalas de desenvolvimento sustentável de diversos pesquisadores internacionais e nacionais, bem como teorias específicas de desenvolvimento sustentável. Esta é uma pesquisa descritiva-exploratória, pelo caráter inédito”, esclarece Sampaio. 

De acordo com o professor, os resultados preliminares apontam que os brasileiros acima de 18 anos percebem superficialmente a importância do desenvolvimento sustentável, mas sem o conhecimento do mesmo, em relação ao potencial de benefícios sociais, econômicos e ambientais. Alguns objetivos de desenvolvimento sustentável são mais conhecidos e aceitos, enquanto outros ainda nem mesmo são conhecidos.

Sampaio destaca que conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) da ONU ajuda a procurar exercer a cidadania para termos uma sociedade mais harmoniosa e uma melhor qualidade de vida para todos, e principalmente para as camadas sociais de menor poder aquisitivo. “Entender melhor os 17 ODS da ONU possibilita uma cobrança maior, por parte do cidadão, por políticas públicas e privadas, além de estratégias de promoção do bem-estar humano, reforçando as igualdades sociais em sentido amplo, seja na economia, nas questões de gênero e raça, e nas questões de meio ambiente, saúde e redução da pobreza”, aponta.

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu, em acordo com os 193 Estados-membros, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agregando 169 metas com o compromisso de estimular ações cruciais nos próximos 10 anos. O plano de ações em escala global propõe medidas transformadoras e urgentes para a prosperidade da humanidade e do planeta, tendo como principal objetivo a busca pelo desenvolvimento sustentável. Com ambições que vão da erradicação da pobreza, passando pela igualdade de gênero e indo até a preservação da vida na água, as metas abrangem três dimensões vistas como integradas e indivisíveis: a econômica, a social e a ambiental. A proposta também visa a manutenção da paz universal e, principalmente, a busca por parcerias globais.

Em outubro de 2019, a Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou a campanha “Sustentabilidade da vida”, para mostrar como os trabalhos desenvolvidos na instituição se alinham com a aplicação da Agenda. Por meio de uma série de matérias especiais, foram abordados quantos grupos de pesquisa vinculados à Universidade desenvolvem trabalhos diretamente relacionados a cada objetivo estipulado pela ONU.

Mais informações

17 metas para transformar nosso planeta

Erradicação da pobreza e incentivo à saúde e educação

Da água ao gênero, da energia à dignidade

Ciência em prol da sustentabilidade