Palestra_professor_Marco_Aurelio_Kistemann_sobre_plagio_04052017_foto_Iago_Medeiros_UFJF

Professor Marco Kistermann, da UFJF, é convidado do evento promovido pelo IFRJ (Foto: Iago Medeiros/UFJF)

Acontece nesta segunda-feira, 11, às 18h30, a live sobre a economização da vida e da educação, com o professor Marco Kistemann, do grupo Pesquisa de Ponta, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é promovido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e as inscrições são gratuitas.

A temática é relativa às pesquisas sobre educação financeira realizadas no grupo e como a economia interfere nos diversos aspectos da vida, além da educação na pandemia sob os olhares de um educador matemático crítico. 

Para Kistemann, na sociedade líquida moderna, definida por Bauman, o ter está acima do ser, havendo assim, uma reificação do aspecto econômico em detrimento da valorização do cidadão. “Na atual pandemia, muitos têm em seus discursos privilegiados o fator econômico. Assim, há uma economização, de acordo com Joel Spring, da vida humana e da educação. O que importa é salvar a economia e tudo se resolverá. A economização da vida humana pode causar sérios danos aos cidadãos, principalmente aos que estão excluídos socialmente.”

O grupo da UFJF realiza, desde 2011, pesquisas nacionais e internacionais, e desenvolve trabalhos nos âmbitos científico e de extensão, abordando educação financeira, empreendedorismo e investimentos. 

A participação na live confere certificado.