Da esquerda para a direita: professor Alex Borges Vieira, professor Heder Soares Bernardino, doutorando Gabriel Henrique de Souza e professor Leonardo Goliatt da Fonseca (foto: arquivo pessoal)

Uma tecnologia que transmite informações da atividade cerebral para mecanismos computacionais foi desenvolvida em uma tese do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A interface criada por Gabriel Henrique de Souza pode auxiliar pessoas que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC) no processo de recuperação dos movimentos.

A pesquisa foi realizada por meio de uma parceria entre o Núcleo de Pesquisa em Inteligência Computacional (NuPIC) da UFJF e o Graz Brain-Computer Interface Lab/Institute of Neural Engineering, na Áustria. Gabriel explica que desenvolveu “um processo para a elaboração de modelos para a Interface-Cérebro-Máquina que utiliza sinais de Eletroencefalograma de algumas pessoas enquanto elas imaginam os movimentos de seus membros e o algoritmo de Evolução Diferencial para melhorar sua capacidade de identificar qual foi o movimento imaginado.” O pesquisador revela que a interface proposta apresentou resultados melhores que as anteriores. Além disso, destaca que foi possível reduzir em alguns casos o número de eletrodos usados, o que deixa o tratamento mais barato e mais confortável.

O professor orientador, Heder Soares Bernardino, ressalta que o estudo envolve um novo processo para a geração de modelos que buscam  a identificação de movimentos imaginados. Assim, de acordo com ele, um indivíduo pode pensar em um movimento, os sinais do cérebro são captados, o que ele imagina é identificado pelo modelo e uma prótese mecânica pode realizar a atividade imaginada. “Além disso, essa pesquisa envolveu sinais coletados de forma não invasiva, via eletrodos colocados na superfície do couro cabeludo, não sendo necessária a inserção cirúrgica de sensores elétricos no cérebro. Portanto, o trabalho desenvolvido atacou um problema importante de cuidado em saúde”, completa.

Contatos:
Gabriel Henrique de Souza – (doutorando)
ghdesouza@gmail.com

Heder Soares Bernardino – (orientador)
heder@ice.ufjf.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Heder Soares Bernardino – (Orientador – UFJF)
Prof. Dr. Alex Borges Vieira – (UFJF)
Prof. Dr. Claus de Castro Aranha – (Universidade de Tsukuba – Japão)
Prof. Dr. Leonardo Goliatt da Fonseca – (UFJF)

Outras Informações: (32) 2102-3481 – Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computaciona