O Centro de Ciências, em parceria com os departamentos de Química e Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estão produzindo sabão em barra para distribuição em associações e bairros carentes da cidade. Nesta quarta-feira, 6, foram entregues mais de cem barras para a comunidade do Dom Bosco. A região é uma das atendidas pelo Programa Boa Vizinhança através de projetos ligados à  Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Ideia surgiu a partir da dificuldade de acesso ao álcool em gel (Foto: Centro de Ciências/UFJF)

Segundo o diretor do Centro de Ciências, Eloi Teixeira, a ideia surgiu da dificuldade inicial de encontrar álcool em gel. “Juntamente com as professoras Zélia Ludwig e Denise Lowinsohn, pensamos em contribuir para que as pessoas não dependessem exclusivamente deste item.” Teixeira destaca o baixo custo da produção. “O sabão que produzimos sai mais barato, pois é feito com óleo de cozinha reutilizado. Recebemos a doação de óleo e produzimos com investimento mínimo, por causa dos insumos já presentes na Universidade. Assim, conseguimos distribuir para as pessoas que não têm condições de comprar.” 

A produção interna está sendo realizada por uma equipe de bolsistas nos laboratórios do Centro de Ciências. “O espaço é ideal para a realização da ação. Dividimos os bolsistas com escala de revezamento, em três laboratórios, para que não haja aglomeração”, destaca Teixeira.

Parcerias
O setor recebeu, também nesta quarta, a doação de sabão e alimentos da ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF), vinculada à UFJF. De acordo com a diretora geral, Joyce Souza, os participantes estão com os projetos paralisados devido à quarentena e já havia um valor arrecadado para doações. “Quando a professora Zélia nos procurou decidimos destinar parte do dinheiro para a compra de alimentos. Os integrantes sentiram a necessidade de atuar  no combate ao coronavírus de alguma forma. Como surgiu a demanda do sabão, um dos membros realizou a produção dentro de casa e conseguimos entregar cem barras.

Meta é triplicar a produção e aumentar o número de pessoas atendidas (Foto: Centro de Ciências/UFJF)

Para Joyce, essas ações reforçam a importância da universidade pública para a sociedade. “Através dos projetos de extensão, os alunos e profissionais conseguem atender a comunidade, retribuindo todo o investimento e confiança neles depositados. Além disso, ter professoras que são referências na ciência e em causas sociais, como é o caso da Zélia, ajuda e estimula os alunos a fazerem mais”.

Além do bairro Dom Bosco,  o Centro de Ciências já realizou doações na Associação dos Amigos (Aban) e, para a próxima semana, está programada entrega para a Associação de Caridade São Vicente de Paulo. Teixeira, ressalta que a ideia é aumentar a produção e, consequentemente, o número de pessoas atendidas. “Isto acontece devido à parceria entre os departamentos, o Centro de Ciências e o ESF. Devemos triplicar a distribuição.”

Além disso, o Instituto de Ciências Exatas (ICE) está recebendo doações de óleo de cozinha utilizado. Na entrada do prédio novo, no campus, há uma placa de identificação do local de coleta.

Doações
Para solicitar a doação, as associações de bairros podem entrar em contato pelo e-mail do Centro de Ciências (centrodeciencias@ufjf.edu.br)

Outras informações
centrodeciencias@ufjf.edu.br