O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais (Nepcrim) da Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entregou, nesta segunda, 4, itens de higiene e máscaras para o Centro Socioeducativo Santa Lúcia, em Juiz de Fora. Os itens foram recolhidos em campanha de doações promovida pelo Nepcrim. Com o intuito de compartilhar experiências e demonstrar empatia, o Núcleo entregou ainda cartas aos adolescentes internados.

Kits com desodorantes, xampus, sabonetes e máscaras vão atender a 55 adolescentes internados no Centro Socioeducativo Santa Lúcia, em Juiz de Fora (Foto: Arquivo Nepcrim)

No contexto de pandemia, a campanha #TamoJunto atendeu 55 adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, que se encontravam sem receber visitas e sem acesso a itens básicos de higiene, normalmente levados pelos familiares. Além da falta desses produtos, muitos jovens haviam relatado o sentimento de abandono e medo de um futuro incerto. Por isso também foram escritas cartas, a fim de demonstrar carinho e atenção.

De acordo com a coordenadora do projeto “Além da Culpa – Justiça Restaurativa para Adolescentes”, Ellen Rodrigues, a iniciativa surgiu a partir da parceria junto ao Centro, onde já são realizadas atividades extensionistas. Tomamos conhecimento das necessidades dos adolescentes, que formam um segmento vulnerável, e por isso merecem total atenção da sociedade e autoridades competentes. “Fizemos a divulgação da campanha nas nossas redes sociais e as doações foram realizadas via depósito bancário, contribuindo para a montagem de 55 kits, com itens como desodorantes, xampus, sabonetes e máscaras. Já as cartas nos foram enviadas digitalmente.”

A iniciativa, realizada pela professora e três estagiários, reforça a importância da atuação das universidades públicas. “A campanha reforça a importância da UFJF junto aos beneficiários dos projetos atendidos e também o alcance do engajamento da comunidade acadêmica junto à comunidade, sobretudo nesse momento de pandemia”, ressalta Ellen.

O Núcleo
O projeto integra as ações do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ciências Criminais (Nepcrim). O Núcleo desenvolve, sob a coordenação da professora Ellen Rodrigues, projetos de extensão acadêmica, pesquisas, cursos e eventos voltados à intervenção social e reflexões críticas acerca da questão criminal em Juiz de Fora, comparando os dados com a realidade nacional e internacional.

Instagram: @NEPcrim

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf