Inovação, desenvolvimento e empreendedorismo são as palavras que marcam os 25 anos de trajetória do Centro Regional Inovação de Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde sua criação, em 28 de abril de 1995, a instituição desenvolve de maneira excelente os serviços de gestão da inovação e de proteção ao conhecimento na Universidade. Nesta quarta-feira, 29, o Critt realiza uma cerimônia on-line de comemoração na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) a partir das 14h. Os interessados devem realizar a inscrição gratuita no Sympla.

O evento virtual terá a presença do reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, do diretor do Critt, Ignacio José Godinho Delgado, de ex-dirigentes e dos colaboradores. A cerimônia tem o intuito de ressaltar a atuação da instituição como membro ativo no ecossistema de inovação, transferindo e fomentando a adoção e a criação de novas tecnologias, além de incentivar o empreendedorismo na Zona da Mata e Campo das Vertentes.

O centro atua desde 1995 na aproximação entre a Universidade e a sociedade por meio de serviços de transferência de tecnologia e de soluções inovadoras. De acordo com Ignacio Delgado, o órgão é peça-chave para a inovação por meio do estímulo à geração de ativos baseados no conhecimento e crucial para que tal conhecimento chegue ao universo produtivo e eleve a qualidade e a competitividade das empresas. “É decisivo na formação de uma nova geração empresarial que não veja na degradação do trabalho e do ambiente vantagens competitivas, mas mire a inovação e o bem-estar da população”, afirma.

Por meio da inovação é possível produzir com maior eficiência e menor custo unitário. Segundo o economista do Critt, Fernando Agra, ela é um dos instrumentos para o crescimento e o desenvolvimento de uma nação. Agra também aponta que o empreendedorismo é imprescindível para a geração de emprego e renda. “Tão importante quanto empreender é fazer a ponte entre a instituição pública, que mais desenvolve pesquisa no país, e os empresários e investidores. Esse é o papel da transferência de tecnologia”, explica. Agra conclui que o conjunto de variáveis que o Critt trabalha é fundamental para o crescimento, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população.

Para o gerente Administrativo e Financeiro do Critt, Leandro Carvalho Tostes, a cada ano o centro se destaca em novas estratégias para fomentar a inovação com os laboratórios de ideação, speedlabs e palestras entre outras atividades. “Espero que nos próximos anos o Critt se destaque no cenário nacional como fomentador da inovação e do empreendedorismo, levando o desenvolvimento da economia regional a ser reconhecida como protagonista de peso na economia brasileira.”

O Critt presta ainda serviços a empreendedores e empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas. Estas ações vêm contribuindo para difundir a aplicação de novos conceitos, métodos e tecnologias de gestão, estimulando sua utilização.

Inscreva-se para participar da comemoração online.

Confira também a programação on-line de eventos durante o isolamento social.