Com o objetivo de compartilhar informações e recomendações essenciais no combate ao novo coronavírus, o Grupo de Trabalho Extraordinário (GTE) da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) torna pública a atualização da nota técnica sobre a Covid-19. Além de dados científicos sobre a composição do vírus que causa a doença, o documento esclarece condições que caracterizam casos suspeitos e confirmados, bem como orienta sobre o uso de máscaras caseiras no combate à disseminação do vírus.

Entre as principais atualizações divulgadas na nota, a equipe aborda medidas de afastamento social na desaceleração da doença. Segundo o texto, o Distanciamento social seletivo prevê o isolamento de grupos específicos, como aqueles que têm maior risco de desenvolvimento das formas graves da doença, enquanto o Bloqueio total, também chamado de lockdown, restringe completamente a circulação de pessoas em um perímetro isolado em um curto espaço de tempo.

A fim de evitar o compartilhamento de notícias falsas sobre a Covid-19, a nota do GTE esclarece, também, as ferramentas adotadas pelo Ministério da Saúde para informação da população e monitoramento de casos.

O Grupo de Trabalho encerra a nota destacando a orientação para que servidores e alunos evitem sair desnecessariamente de casa, não participem de confraternizações, não façam passeios a shoppings, cinemas, bares ou outras situações que envolvam aglomeração de pessoas, durante o período de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas.

Clique aqui e acesse a nota na íntegra.