Apesar de todo o empenho de cientistas e pesquisadores, ainda não há remédio comprovadamente eficaz para a doença causada pelo novo coronavírus. Enquanto profissionais continuam buscando alternativas que combatam a Covid-19, a população, em casa, pode tomar atitudes diárias que auxiliem na prevenção e no bom funcionamento do sistema imunológico. Pensando nisso, o Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, divulgou nota técnica que aborda cuidados com a alimentação durante a pandemia.

O documento traz orientações que ajudam na escolha por alimentos naturais, ou minimamente processados. Segundo o material,  “a alimentação saudável é importante para manter o bom estado nutricional, o que está relacionado com o funcionamento adequado do sistema imunológico”. Frutas, verduras e iogurte natural fazem parte da lista de alimentos recomendados.

Além da escolha adequada dos alimentos, é fundamental adotar cuidados específicos na higiene e na preparação do que comer. Apesar de não haver evidências que comprovem a transmissão dos vírus através da ingestão de alimentos, é necessário realizar a higienização e sanitização de frutas, vegetais e hortaliças. A nota traz orientações para o manejo dos alimentos e as principais fontes de nutrientes como Vitaminas C, D, E, Magnésio e Ferro.

Clique aqui e acesse a nota técnica na íntegra.