Com o objetivo de motivar boas práticas de higiene bucal para pacientes oncológicos, oncopediatricos, internados em UTIs e tambem para os profissionais da saúde que os atendem no combate à pandemia de Covid-19, os projetos de extensão “Inspiração em oncologia: motivando ações de saúde bucal” e “Ações integradas de saúde bucal em UTI”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estão promovendo a campanha “Kit Carinho Bucal”.

A iniciativa visa distribuir kits de atenção à saúde bucal aos destinatários que estejam atuando ou sendo atendidos no Hospital Universitário (HU/Ebserh), no Instituto Oncológico Hospital 9 de Julho e no Hospital Ascomcer, parceiros dos dois projetos. 

O novo coronavírus é transmitido por gotículas de saliva, encontradas em espirros e tosses. Por isso, conforme explica a professora da Faculdade de Odontologia da UFJF, Gisele Fabri, a higiene bucal não deve ser esquecida, “pois as doenças bucais podem agravar doenças sistêmicas. As evidências demonstram que o coronavírus pode sobreviver por mais de 24h em temperatura ambiente em diversas superfícies, inclusive nas escovas de dente. Pensando nisso, estamos organizando nosso Kit Carinho Bucal”.

Cada kit será composto por duas máscaras de tecido para os pacientes, máscaras profissionais para a equipe de Saúde, escova, creme e fio dentais, panfletos educativos, caça-palavras e dedoches para as crianças. “Tudo preparado especialmente pela nossa equipe, motivando, dessa forma, a saúde bucal por meio de jogos e brinquedos”, acrescenta Gisele. 

Para fazer a doação, basta entrar em contato com algum dos seguintes números:
(32) 98433-7191 (Ana);
(33) 99103-9676 (Karla);
(32) 99107-1888 (Raissa);
(32) 99102-0611 (Victoria);
(32) 99817-2004 (Yuri).