Objetivo é orientar idosos e pessoas com deficiência a respeito do novo coronavírus

Com objetivo de fornecer informações para o combate à Covid-19, o Grupo de Estudos sobre o Indivíduo Idoso (ID) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolveu, de forma remota, uma cartilha que reúne dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como cuidar da saúde física e mental durante a quarentena. Voltada especialmente para os idosos e pessoas com deficiência, a cartilha está disponível para download no site do projeto

Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, durante o período de isolamento social, um dos produtos realizados pelo ID foi a cartilha “Unir sem Reunir”, que trata sobre direitos, serviços, equipamentos urbanos e outras informações úteis ao público alvo da campanha. Segundo o coordenador do projeto, professor Emmanuel Sá Resende, a equipe do ID, busca auxiliar esses dois públicos, que são os focos das pesquisas efetuadas no grupo. “Nesse período difícil pelo qual todos estamos passando, é preciso unir os esforços para ajudar o maior número de pessoas possível. Enquanto os idosos fazem parte do grupo de risco, poucas orientações para a pessoa com deficiência são divulgadas.”

A referência para confecção da cartilha foi o Guia Global Cidade Amiga do Idoso, documento produzido pela OMS com objetivo de apontar estruturas e serviços que sejam acessíveis e promovam a inclusão do idoso na sociedade. A gerente da equipe de força tarefa da cartilha, estudante do 9º período de Arquitetura, Lara Vilela, diz que o projeto traz temáticas inspiradas no guia global da OMS. “Como o combate à Covid-19 é especialmente tocante à população idosa, decidimos pegar essa estrutura de cartilha e trabalhar com um olhar voltado para o período atual de isolamento social e dessa pandemia que estamos vivendo. Então se o Guia Global trata de lazer no espaço urbano, nessa cartilha nos preocupamos com temáticas relativas ao lazer dentro de casa de uma forma segura.”

"Buscamos auxiliar a pessoa idosa a lidar com esse momento de ficar em casa, de perda de rotina", Lara Vilella, membro do Grupo ID

“Buscamos auxiliar a pessoa idosa a lidar com esse momento de ficar em casa, de perda de rotina”, Lara Vilella, membro do Grupo ID

Para Lara Vilella, trazer informação nesse período é essencial, especialmente para a pessoa idosa. “Nesse período estão circulando muitas fake news. Sabemos que os idosos são aqueles que recebem notícias falsas em maior volume e as assimilam de maneira mais contundente. Levar informação de qualidade é importante para que eles se previnam de forma correta e eficiente, mas também para contribuir na questão emocional. Então, buscamos auxiliar a pessoa idosa a lidar com esse momento de ficar em casa, de perda de rotina. Nossa ação no ID toma várias frentes, mas sempre com a noção de proteger a pessoa física e emocionalmente.”

As informações para as pessoas com deficiência foram selecionadas a partir de um levantamento de documentos federais com recomendações para essa parcela da população.

Uma das propostas do projeto é também estabelecer vínculos com vários outros agentes atuantes na cidade de Juiz de Fora, como a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Conselhos Municipais, associações, e outros núcleos e grupos de pesquisa da UFJF. Segundo o professor Emmanuel Sá Resende, é necessário identificar possíveis colaborações e convergências entre as ações em curso, para assim maximizar o resultado do trabalho em sua divulgação.