Mais de 160 conjuntos foram entregues na manhã desta quarta-feira (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Mais de 160 conjuntos foram entregues na manhã desta quarta-feira (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Uma ação conjunta de cursos e setores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) distribuiu máscaras e materiais de higiene para a população em situação de vulnerabilidade social do município. Na manhã desta quarta-feira, 22, 166 kits contendo papel higiênico, uma escova de dente, pasta de dente e sabonetes, além de absorventes nos kits femininos, foram entregues em abrigos como a Casa de Passagem para Mulheres, a Casa de Passagem para Homens, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e na Escola Municipal Dilermando Cruz, que está servindo de abrigo provisório para moradores de rua, atendendo 30 homens. O material também foi entregue na Associação Municipal de Catadores de Papel e Papelão de Juiz de Fora (Ascajuf) e na Cooperativa de Catadores do bairro Benfica. Junto com os kits, também são disponibilizadas máscaras artesanais com instruções de utilização e higienização. A iniciativa é mais uma desenvolvida pela UFJF no enfrentamento ao novo coronavírus.

De acordo com a enfermeira da UFJF, Valesca Nunes dos Reis, ação foi feita através de uma parceria desenvolvida por setores da Universidade. “O Instituto de Artes e Design (IAD) idealizou a confecção da máscara de tecido. A Faculdade de Enfermagem se organizou para ajudar na etapa de recrutamento de costureiras voluntárias e também na distribuição final para o sujeito que é foco da ação, contando com importante participação das professoras Marluce Rodrigues Godinho e Luciane Ribeiro de Faria. A Faculdade de Medicina atuou como parceira, imprimindo instruções de utilização e higienização das máscaras. Já o Departamento de Química produziu sabonete líquido e em barra. Contamos também com o apoio da Pró-reitoria de Infraestrutura que nos cedeu o veículo para levarmos os materiais.” 

Kits contém papel higiênico, escova de dente, pasta de dente, sabonete e absorventes (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Kits contém papel higiênico, escova de dente, pasta de dente, sabonetes e absorventes íntimos (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A professora da Faculdade de Enfermagem Érika Andrade, que participou da entrega dos kits, lembra que a unidade tem se mobilizado em várias frentes de trabalho no combate ao novo coronavírus. “Iniciamos essa campanha junto com o pessoal do IAD e de outros setores da Universidade para arrecadação de material de higiene e de limpeza para população vulnerável. Chegamos a visitar alguns locais para identificar a demanda e chegamos nesses materiais. Estamos tendo uma resposta muito positiva neste trabalho.” Outro departamento que ajudou disponibilizando os materiais foi o de Química. “Estamos com uma equipe de docentes e alunos utilizando a infraestrutura dos laboratórios que temos para produzir sabão e sabonete líquido com materiais de doação. Utilizamos alguns reagentes que temos no laboratório e soda cáustica que também recebemos de doação. Para esta ação, disponibilizamos 82,5 litros de sabonete líquido”, destaca a chefe do Departamento de Química da UFJF, Denise Lowinsohn.

As máscaras disponibilizadas juntamente com os kits foram feitas por iniciativa do IAD. “No Instituto, o servidor Eduardo Malvacini já vinha desenvolvendo essas máscaras por conta própria, além do curso de Moda que também já desempenhava alguns projetos. Temos duas técnicas de laboratório que mobilizaram quem elas conheciam. Nós mobilizamos professores e outros servidores do IAD que tinham máquinas de costuras e fizemos este trabalho em casa. Com os recursos que a Universidade disponibilizou para comprar tecido e outros materiais, vamos conseguir produzir entre 2.500 a 3 mil máscaras”, explica o diretor do IAD da UFJF, Fabrício Carvalho.

Ajuda que chega em boa hora

Kits foram entregues em abrigos da cidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Kits foram entregues em abrigos e grupos de catadores da cidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Nos locais de distribuição, quem recebeu os materiais destacou a importância da ação durante o momento de pandemia. “Acho importante porque nem todos aqui conseguem esse kit ou têm condições de comprar. Estamos utilizando tudo o que está chegando, ninguém está ficando sem. É importante para evitar o contágio, porque muita gente não está acreditando no que está acontecendo”, diz o cabeleireiro Danny Anderson Amâncio, que recebeu o kit no Centro POP.

Para o vice-presidente da Associação Municipal de Catadores de Papel e Papelão de Juiz de Fora (Ascajuf), Werley Aparecido Pereira, os materiais de higiene são imprescindíveis para esses profissionais. “Nesse momento, poucas pessoas lembraram da gente. Para os catadores esse material de higienização vai ser muito importante porque lidamos com muitos objetos que podem nos contaminar.”

Para o catador de materiais recicláveis Wirley dos Santos a doação foi um alento para a família. “Eu e minha esposa somos catadores e no momento estamos parados, sem nenhuma renda. Temos três filhos e estamos vivendo de doações. Todo material que chegou vai ser útil para a nossa higiene pessoal diária.”

Ação é mais uma desenvolvida pela Universidade

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, lembra que a ação é importante quando para se compreender o papel da Universidade neste momento de crise, somando-se a outras realizadas desde o início da pandemia. “Ela vai além do campo institucional e incorpora muito do trabalho voluntário. Conta com um olhar muito especial da comunidade acadêmica para que possamos minimizar a vulnerabilidade das pessoas. É uma parte da sociedade que já se encontra vulnerável, fora do contexto da epidemia, e nesse momento fica muito mais vulnerável. Destaco o trabalho muito cuidadoso da enfermeira Valesca que tem coordenado essa ação de distribuição que tem possibilitado que cheguemos junto a essa população.”