Pesquisas de programas de alta qualidade ganham apoio (Foto: Caique Cahon)

Pesquisas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam seis bolsas emergenciais para estudos sobre o coronavírus. A distribuição dos recursos, por meio da Capes, faz parte do Programa Estratégico de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias e Epidemias e considerou, principalmente, os programas de pós-graduação com conceito 5 ou superior – ou seja, de excelência e qualidade internacional. Na instituição, dois deles foram contemplados: o de Saúde e o de Química.

No Programa de Pós-graduação em Saúde quatro bolsas estão sendo implementadas, sendo duas de mestrado e duas de doutorado. Um das pesquisas pretende contribuir para minimizar a escassez de materiais usados no atendimento hospitalar. A ideia é avaliar a possibilidade de reutilização do SMS – um não tecido, semelhante ao material de TNT, que é usado para embalar instrumentos cirúrgicos no processo de esterilização. Sua utilização atualmente é descartável, o que gera custo, além de ter uma alta demanda neste período de pandemia. “Com a bolsa, pudemos colocar na equipe uma aluna de doutorado, o que permitirá um trabalho mais eficiente e, consequentemente, mais rápido”, avalia o professor Robert Vitral, que atua no projeto junto às pesquisadoras Aneliese Toledo e Ana Carolina Apolonio.

Na Química, segundo a coordenadora do programa, Flávia Cavaliere Machado, há um conjunto de pesquisadores trabalhando na síntese de moléculas que apresentam atividade antiviral e, sendo assim, podem ser aplicadas no tratamento da Covid-19. O programa recebeu uma bolsa de mestrado e outra de doutorado, que ainda serão implementadas por meio de edital interno. 

Uma das possibilidades de pesquisas a serem desenvolvidas no programa utiliza-se da bioinformática para identificar compostos que possam ser promissores na cura ou na profilaxia da doença, aponta o professor Hélio dos Santos. Outra frente de trabalho é do colega Giovanni Amarante que possui estudos com antivirais em fase Clínica III nos Estados Unidos e na China e com outros fármacos similares de domínio público no Brasil. Ambos os docentes ainda esperam mais apoio para os projetos, por meio de editais de fomento.

As bolsas serão concedidas por 36 meses, que podem ser prorrogados por mais 12. O pacote do Governo Federal inclui, ao todo, 2,6 mil bolsas, com estímulo das áreas de exatas e de saúde. Também estão abertos três editais dentro do programa. O primeiro deles, está com inscrições abertas até o dia 30 de abril e contempla as áreas de Epidemiologia, Infectologia, Microbiologia, Imunologia, Bioengenharia e Bioinformática. Outros dois foram lançados na quarta-feira, 15, e preveem aportes específicos para Fármacos e Imunologia e para Telemedicina e Análise de Dados Médicos

Outras informações: https://www.capes.gov.br/