Ações artísticas e culturais muitas vezes são colocadas de lado em meio a correria do dia a dia. Desgastadas pelas rotinas acadêmicas ou profissionais, muitas pessoas não têm disponibilidade para consumir estes conteúdos que proporcionam divertimento e aprendizado.

Por outro lado, o atual confinamento forçado pela pandemia do novo coronavírus pode tornar a rotina enfadonha. Sobra tempo e falta o que fazer. Porém, este período pode ser a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que gostaríamos, mas que antes não podíamos: prestigiar arte e cultura, por exemplo.

Pensando em fomentar ações artísticas e culturais durante o isolamento social, o setor de Comunicação, Cultura e Eventos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) criou o Plugue!. Um projeto que utiliza a esfera digital para mapear e divulgar a cultura e arte; bem como para integrar a comunidade acadêmica.  “Neste período de isolamento social iniciamos o projeto através da coleta e divulgação de diferentes produtos culturais sugeridos por membros da comunidade acadêmica. As indicações podem ter como foco a formação continuada dos estudantes, através de filmes e séries, por exemplo, mas também podem ser sugestões de entretenimento, como aprender um novo jogo. O importante é que os vídeos contribuam para que a gente mantenha, mesmo que a distância, nossa integração enquanto universidade”, destacou a idealizadora do projeto e produtora cultural da UFJF-GV, Flávia Carvalho.

O diferencial do Plugue! em relação ao que já é divulgado pela UFJF-GV é o direcionamento integral para a área cultural, permitindo que o tema seja abordado com mais profundidade. Além disso, de acordo com Flávia  “o Plugue! pretende contemplar também projetos de parceiros e outras instituições públicas de Governador Valadares, permitindo que a comunidade acadêmica seja constantemente informada das ações e oportunidades culturais de nossa cidade”.

Para participar do Plugue! os interessados devem enviar vídeos com no mínimo 30 e no máximo 45 segundos, gravados com o celular em posição vertical para que sejam divulgados no instagram da UFJF-GV. As pessoas devem se apresentar (nome), identificar o curso ou área de atuação na UFJF-GV, e falar sobre a sugestão cultural. “Sugerimos que seja algo disponível gratuitamente na internet, para facilitar o acesso. Também indicamos a pessoa, ao gravar o vídeo, deixar alguns segundos antes e depois da gravação, para auxiliar na edição do material”, ressaltou Flávia.

As sugestões são livres. Os interessados devem encaminhar o material para o e-mail plugue.gv@ufjf.edu.br. Importante informar no e-mail o nome completo e, se quiser, a rede social (Instagram ou Facebook), para que seja marcada na divulgação.

A cultura durante e após a pandemia

Para Flávia Carvalho, a sociedade precisa refletir sobre o papel da cultura durante e após a pandemia, uma vez que, embora importante em tempos de quarentena, os trabalhos e recursos para a área cultural tendem a ser limitados.  “Estamos vivendo um cenário onde a produção cultural está limitada, diminuindo assim os recursos dos equipamentos culturais e seus trabalhadores, como museus, casas de espetáculos, galerias de arte, e também para os produtores e artistas que atuam sozinhos ou em redes alternativas, como artesãos, artistas circenses, grupos folclóricos, etc. Ou seja, é um momento importante para a sociedade repensar o valor que está dando para o setor cultural. Os profissionais da cultura deverão avaliar em quais pontos precisam melhorar e se adequar a nova realidade tecnológica; e a sociedade deve cobrar que o poder público, em todas as esferas, contribua para a manutenção e o fomento deste setor, que demonstrou ser estratégico em situações como a que estamos vivendo”.