O resultado do concurso público da prefeitura de Governador Valadares, divulgado na última semana, foi recebido com orgulho pelo campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foram aprovadas em primeiro lugar a estudante de Nutrição, Gilcimara Bonif e a egressa de Farmácia, Ana Sathler. A professora substituta do Departamento de Nutrição, Kellem Vincha, também comemora a aprovação em segundo lugar para o cargo de nutricionista.

“O curso está muito feliz pelo resultado. Teremos duas representantes essenciais e especiais na prefeitura a partir de agora”, declarou a coordenadora do curso de Nutrição, professora Angélica Cotta. Dentre 218 inscritos, Gilcimara e Kellem ocuparam as duas primeiras posições.

Gilcimara Bonif está no último período do curso de Nutrição. (Foto: divulgação)

Para a estudante do 9º período, que se preparou para o concurso durante as férias acadêmicas, a aprovação em primeiro lugar na reta final da graduação é uma vitória ainda maior. “O fim da graduação traz algumas incertezas, e é como se esse resultado me dissesse ‘você está no caminho certo’. Sem dúvida é uma grande conquista”, declarou Gilcimara.

Segundo ela, as oportunidades de aprendizado oferecidas pela UFJF-GV foram de grande relevância no processo. “Foi esse ensino que me deu acesso a conhecimentos científicos da área de Nutrição. Mas eu destaco a oportunidade de praticá-los, principalmente por meio da Extensão, por ser algo que traz clareza e segurança na hora de rever a teoria. Outro ponto importante é a ampliação do senso crítico, muito necessário para buscar referências e filtrar informações. Acredito que estimular essa ampliação é um diferencial do ensino da UFJF-GV, especialmente do corpo docente do Departamento de Nutrição, que é o que conheço de perto”.

A coordenadora Angélica destaca o empenho da discente, que “tem habilidade de ver além do conteúdo técnico, das ações de extensão, e que se preocupa com a forma como a Nutrição vai afetar a outra pessoa”; e reforça a qualidade do corpo técnico formado por professores da Instituição, entre eles a também aprovada, professora substituta Kellem Vincha.

Kellem Vincha, à esquerda, em atividade da UFJF-GV. (Foto: divulgação)

Natural de Curitiba, Kellem é doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, e leciona há um ano e oito meses na UFJF-GV. Em seu último período como docente substituta, ela relata que levará boas lembranças da Instituição. “Desde quando entrei, fui bem acolhida pelos professores, técnicos e alunos; tive autonomia para construir meu trabalho nesses dois anos, oportunidade de participar e contribuir com projetos, eventos, estágios, trabalhos de conclusão de curso entre outros, além de ter feito parceiros e amigos que levarei comigo”.

Egressa de Farmácia comemora primeiro lugar

Ana Sathler conquistou o primeiro lugar no cargo de Bioquímico. (Foto: divulgação)

Entre os 61 inscritos para o cargo de Bioquímico, a egressa do curso de Farmácia, Ana de Araujo Sathler, saiu na frente. A farmacêutica formada na UFJF-GV, em fevereiro de 2019, conquistou o primeiro lugar, e relaciona o sucesso no certame à formação obtida no campus Governador Valadares. Segundo ela, o momento é de ‘um sonho sendo realizado’.

“A Universidade me proporcionou estrutura para aprender. Os professores são todos excelentes, com certeza são o diferencial. Sempre fizeram questão de aprofundar o conteúdo dado e sempre passaram aos alunos o conhecimento que eles possuíam. Graças ao convênio que a UFJF-GV possui com o Hospital Municipal, pude fazer 720 horas de estágio no laboratório, acompanhando os bioquímicos na rotina. Todos eles me ensinaram muito, tanto a parte prática quando a parte teórica. Tenho muito orgulho de ter o diploma da UFJF-GV”, finalizou Ana, que agora aguarda a realização do exame psicotécnico para dar continuidade ao processo.