Iniciativa, além de manter atendimento a servidores, amplia o alcance para toda a comunidade (Foto: Irina L/Pixabay)

Com o objetivo de promover saúde em todos os níveis e propiciar benefícios à comunidade, o projeto Yoga e Saúde, da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (Cossbe), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), passa a ministrar aulas de yoga on-line. As práticas eram realizadas com 15 turmas de servidores em diferentes dias e lugares ao longo das semanas. 

Com o distanciamento social causado pelo novo coronavírus, a enfermeira da Cossbe, Fernanda Mazzoni, responsável pelo desenvolvimento do projeto original, explica que a prática se tornou ainda mais importante e que foi pensada uma forma de fazer com que as aulas chegassem até as pessoas em casa. Assim surgiu o canal Yoga e Saúde UFJF. “É um momento muito delicado para todos, com repercussões importantes sobre nossa saúde e bem-estar físico, mental e emocional, além dos impactos sociais e emocionais. Percebemos que nunca foi tão importante e necessário manter nossas práticas. E que precisaríamos nos reinventar, pensar em novas possibilidades, abrir espaço para o novo e ver a partir de outras perspectivas.”

Além de possibilitar que os inscritos no projeto continuem participando das aulas em casa, a plataforma permite a ampliação da ação para além dos servidores, abrangendo toda a comunidade acadêmica e externa. A proposta é disponibilizar um novo vídeo no início de cada semana, assim como convidar pessoas para falar de temas relacionados à yoga. 

O projeto surgiu por meio do Doutorado em Ciências da Saúde e dos estudos dos efeitos da yoga, desenvolvidos por Fernanda, em 2018. A proposta, bem recebida pela coordenação e pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), vinha atendendo, desde então, cerca de 150 trabalhadores e aposentados da UFJF. 

Confira o canal Yoga e Saúde UFJF